LA FASE DE PREINSTITUCIONALIZACIÓN DEL PROGRAMA DE APOYO AL ESTUDIANTE DE INTERCAMBIO (PAI) Y LAS TRABAS A SU OBJETIVACIÓN

Autores/as

  • Italo Cavalcante Aguiar Universidade Federal do Ceará
  • Barbara Sampaio de Menezes Universidade Federal do Ceará
  • Bruno de Souza Lessa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Augusto Cezar de Aquino Cabral Universidade Federal do Ceará
  • Sandra Maria dos Santos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v25n3(Set/Dez).p315-329

Palabras clave:

Teoría Institucional, Internacionalización, Estudiantes.

Resumen

El Programa de Apoyo al Intercambio (PAI) es perteneciente a la Facultad de Economía, Administración, Actuaria y Contabilidad (FEAAC) de la Universidade Federal do Ceará (UFC) y tiene el objetivo de ayudar y guiar estudiantes de movilidad académica internacional en la UFC en sus primeros momentos en Fortaleza, forneciendo apoyo e incentivando intercambios de experiencias entre los académicos extranjeros y los de la UFC. El presente estudio tiene el objetivo de analizar los factores que configuran el programa en la fase de pré-institucionalización. La presente investigación es de abordaje cualitativo. En relación a los fines, esta investigación es descriptiva y cuanto a los medios es documental y un estudio de caso. Ya la apreciación de los datos colectados fue hecha por medio de análisis de contenido. La investigación contribuyó profundamente con el proceso de institucionalización del soporte al estudiante extranjero en una universidad brasileña, temática poco difundida y explorada en investigaciones nacionales hasta ahora. Se concluye que hubo una evolución de los factores que determinaron la fase de pré-institucionalización del programa; se percibió que uno de los principales factores que causa traba a la fase de objetivación de este es la falta de una estructura física y se constató que uno de los factores que coadyuva a la fase de objetivación es el monitoreo por medio de la comparación con el soporte a los estudiantes extranjeros hecho por otras universidades brasileñas o extranjeras. Como limitaciones de investigación, se identifica el número de entrevistados y sugiere que sean abordadas las perceptivas de los profesores, de los servidores y de los gestores en investigaciones futuras.

Biografía del autor/a

Italo Cavalcante Aguiar, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará. Foi o iniciador e atua como coordenador de atividades do Programa de Apoio ao Intercambista (PAI) da Universidade Federal do Ceará. É proficiente na língua inglesa, possuindo certificação TOEFL IBT e TOEFL ITP. Foi bolsista do programa EUBRANEX na Universidade Técnica de Munique. Interessa-se pelos temas: Internacionalização, Competências Interculturais, Institucionalização, Suporte a estudantes estrangeiros e brasileiros. Tem experiência na área de Administração, Internacionalização, Tradução e Competências Interculturais.

Barbara Sampaio de Menezes, Universidade Federal do Ceará

Mestrado em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Área de Concentração: Gestão Organizacional - Linha de Pesquisa: Organizações, Estratégia e Sustentabilidade. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Centro Universitário Católica de Quixadá - Unicatólica e Professora Substituta da Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá. Tem interesse na área de Administração com ênfase em Estudos Organizacionais, Inovação, Marketing, Economia Criativa e Empreendedorismo.

Bruno de Souza Lessa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Aluno de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA - UFRGS). Mestre em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará. Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará. Atua desde 2003 como professor de Inglês, possuindo também experiência no ensino de História. Tem experiência em vários níveis da Educação Básica, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Foi coordenador-bolsista do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), coordenou turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em assentamentos localizados em cinco diferentes municípios no Ceará. É proficiente na língua inglesa, possuindo certificações como TOEFL, TOEIC, Cambridge-ESOL, BULATS, IELTS e ECPE-Michigan. Interessa-se pelos temas: Empreendedorismo (Social), Inovação (Social), Educação, Sustentabilidade, Economia Solidária, Gestão Pública.

Augusto Cezar de Aquino Cabral, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Administração pela Universidade de Fortaleza (1988), mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (1996), mestrado em Educational Administration and Supervision - University of New Hampshire (1991) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente, é Associado II da Universidade Federal do Ceará, onde atua no Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao e Controladoria (PPAC), principalmente nos campos dos estudos organizacionais e da gestao de pessoas.

Sandra Maria dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1978), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1989) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1998). Professor associado Faculdade de Economia, Administração, Atuaria e Contabilidade/FEAAC, da Universidade Federal do Ceará/UFC, atuando na graduação e pós graduação (Programa de Pós Graduação em Administração e Controladoria/PPAC). Atualmente é vice- diretor da FEAAC/UFC . Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e Estudos organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, competitividade, economia criativa, controladoria e gestão .

Publicado

2019-02-28

Número

Sección

Artigo