VISÃO BASEADA EM RECURSOS (VBR) NA FORMULAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DAS INDÚSTRIAS DE CONFECÇÃO DO VESTUÁRIO DE SARANDI (RS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v27n1(Jan/Abr).p63-81

Palavras-chave:

Competitividade e Estratégia. Visão Baseada em Recursos. Confecção do Vestuário.

Resumo

A Visão Baseada em Recursos (VBR) incorpora insights tradicionais da estratégia sobre as competências distintas e as capacidades heterogêneas de uma empresa. Não somente isso, a alocação, a exploração e a combinação dos recursos alcançam um patamar decisivo para a competição em mercados permeados pela incerteza e pressões de toda ordem. O objetivo do estudo é compreender como as indústrias de confecção do vestuário de Sarandi/RS formulam suas estratégias com base em recursos tangíveis e intangíveis. Para o alcance do objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória e os dados coletados por meio de entrevistas realizadas com os diretores de três indústrias, empregando-se a técnica de análise de conteúdo dos dados coletados. Como resultados, as indústrias adotam estratégias emergentes, baseando-se nas escolas empreendedora, ambiental, de design, de planejamento e de aprendizado. Quanto aos recursos, os intangíveis auxiliam na competitividade e podem gerar vantagem competitiva, caracterizando-se como elementares na execução dos objetivos, das metas e das estratégias. Por sua vez, apesar do potencial de exploração estratégica e possibilidade de ampliação da competitividade das indústrias no mercado a que se dedicam, não foi identificada vantagem competitiva sustentável.

Biografia do Autor

Aline Palma, Universidade de Passo Fundo

Graduada em Administração pela Universidade de Passo Fundo (2008). Pós graduada pela FGV no MBA em Gestão Empresarial (2011), Mestrado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Passo Fundo (2017).

Ana Claudia Machado Padilha, Universidade de Passo Fundo

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo (1995), Especialização em Gestão Estratégica Empresarial pela Universidade de Passo Fundo (2001), Mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e Doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009).

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Publicado

2020-03-24

Edição

Seção

Artigo