VISÃO BASEADA EM RECURSOS (VBR) NA FORMULAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DAS INDÚSTRIAS DE CONFECÇÃO DO VESTUÁRIO DE SARANDI (RS)
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v27n1(Jan/Abr).p63-81Palavras-chave:
Competitividade e Estratégia. Visão Baseada em Recursos. Confecção do Vestuário.Resumo
A Visão Baseada em Recursos (VBR) incorpora insights tradicionais da estratégia sobre as competências distintas e as capacidades heterogêneas de uma empresa. Não somente isso, a alocação, a exploração e a combinação dos recursos alcançam um patamar decisivo para a competição em mercados permeados pela incerteza e pressões de toda ordem. O objetivo do estudo é compreender como as indústrias de confecção do vestuário de Sarandi/RS formulam suas estratégias com base em recursos tangíveis e intangíveis. Para o alcance do objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória e os dados coletados por meio de entrevistas realizadas com os diretores de três indústrias, empregando-se a técnica de análise de conteúdo dos dados coletados. Como resultados, as indústrias adotam estratégias emergentes, baseando-se nas escolas empreendedora, ambiental, de design, de planejamento e de aprendizado. Quanto aos recursos, os intangíveis auxiliam na competitividade e podem gerar vantagem competitiva, caracterizando-se como elementares na execução dos objetivos, das metas e das estratégias. Por sua vez, apesar do potencial de exploração estratégica e possibilidade de ampliação da competitividade das indústrias no mercado a que se dedicam, não foi identificada vantagem competitiva sustentável.Downloads
Publicado
2020-03-24
Edição
Seção
Artigo