ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v27n3(Set/Dez).p326-343

Palavras-chave:

Capital Intelectual, Escola Pública, Administração Pública.

Resumo

O objetivo deste estudo é examinar o nível de implementação das práticas de gestão do conhecimento (GC) de processos organizacionais em instituições educacionais públicas, considerando possíveis implicações destas para o nível da gestão escolar. O estudo se constitui em uma pesquisa descritiva e exploratória de natureza quantitativa. Quanto ao procedimento técnico, utilizou-se o método de pesquisa survey. Em relação à amostra, cinquenta e dois gestores educacionais participaram da pesquisa. Para a análise da confiabilidade dos dados, utilizou-se da estatística para calcular o coeficiente alfa de Cronbach e, para a análise quantitativa, utilizou-se da estatística descritiva. A partir do diagnóstico realizado, observou-se que a maioria das práticas de GC de processos organizacionais não estão sendo utilizadas de acordo com suas potencialidades. O baixo nível de percepção acerca das práticas de GC pode apresentar problemas relacionados à eficiência na gestão das instituições e das limitações no desenvolvimento do capital humano dos docentes, dos discentes, dos funcionários da instituição e da comunidade escolar, observando-se a necessidade da criação de medidas que ampliem esses níveis de implementação no contexto escolar.

Biografia do Autor

Caio Pisconti Machado, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Mestre. Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações Centro Universitário de Maringá – UNICESUMAR

Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia, Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)/ICETI

Doutor. Professor permanente do Programa de Gestão do Conhecimento nas Organizações no Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Pesquisador no Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI.

Letícia Fleig Dal Forno, Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)/ICETI

Doutora. Professora permanente do Programa de Gestão do Conhecimento nas Organizações no Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Pesquisadora no Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI.

Ely Mitie Massuda, Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)/ICETI

Economista, Doutora em História Econômica, Professora permanente do Programa de Gestão do Conhecimento nas Organizações e do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde no Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Pesquisadora no Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI

Downloads

Publicado

2020-10-16

Edição

Seção

Edição Temática: Transformações Sociais e Econômicas baseadas em Conhecimento (ENCERRADA)