ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM ESCOLAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v27n3(Set/Dez).p326-343Palavras-chave:
Capital Intelectual, Escola Pública, Administração Pública.Resumo
O objetivo deste estudo é examinar o nível de implementação das práticas de gestão do conhecimento (GC) de processos organizacionais em instituições educacionais públicas, considerando possíveis implicações destas para o nível da gestão escolar. O estudo se constitui em uma pesquisa descritiva e exploratória de natureza quantitativa. Quanto ao procedimento técnico, utilizou-se o método de pesquisa survey. Em relação à amostra, cinquenta e dois gestores educacionais participaram da pesquisa. Para a análise da confiabilidade dos dados, utilizou-se da estatística para calcular o coeficiente alfa de Cronbach e, para a análise quantitativa, utilizou-se da estatística descritiva. A partir do diagnóstico realizado, observou-se que a maioria das práticas de GC de processos organizacionais não estão sendo utilizadas de acordo com suas potencialidades. O baixo nível de percepção acerca das práticas de GC pode apresentar problemas relacionados à eficiência na gestão das instituições e das limitações no desenvolvimento do capital humano dos docentes, dos discentes, dos funcionários da instituição e da comunidade escolar, observando-se a necessidade da criação de medidas que ampliem esses níveis de implementação no contexto escolar.Downloads
Publicado
2020-10-16
Edição
Seção
Edição Temática: Transformações Sociais e Econômicas baseadas em Conhecimento (ENCERRADA)