RELAÇÕES INTERPESSOAIS, CRIATIVIDADE E RECONHECIMENTO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE REFLEXIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v28n3(Set/Dez).p324-339

Palavras-chave:

Criatividade, Inovação, Colaboração, Relações interpessoais, Reconhecimento profissional.

Resumo

Objetivo: O objetivo do estudo foi o de evidenciar como as interações sociais podem influenciar os indivíduos que exercem atividades que demandam a criatividade. Design / metodologia / abordagem: Para alcançar o objetivo os autores optaram pela abordagem quantitativa com acadêmicos de cursos de graduação de diversos níveis de criatividade. Uma análise de clusters foi conduzida como método principal, suportada por uma análise fatorial exploratória e análise de variância. Resultados: Os resultados evidenciaram que os profissionais jovens (com faixa etária entre 22 e 30 anos) e com tempo de experiência profissional de até 5 anos, valorizam a interação e compartilhamento do conhecimento e experiência entre os pares, com o intuito de aprimorar seu desempenho individual, principalmente em atividades que demandam a criatividade. Originalidade / valor: A pesquisa se justifica na medida em que há escassez de trabalhos científicos que realizaram pesquisa comparativa entre os indivíduos que exercem atividades que demandam a criatividade e os indivíduos que tem realizam tarefas de menor exigência da criatividade, para avaliar a influência de relações interpessoais.

Biografia do Autor

DUSAN SCHREIBER, UFRGS

possui graduação em Administração de Empresas Habilitação em Comércio Exterior pela UNISNOS (1989), Especialização em Administração Financeira pela UNISINOS (1995) e Consultoria Empresarial pela USP (1996), Mestrado em Administração pela UNISINOS (2006) e Doutorando em Administração pela UFRGS desde 2006. Atualmente é diretor - South Konsult Consultoria Empresarial Ltda e professor - Instituição Evangélica de Novo Hamburgo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, Empreendedorismo, Gestão da Inovação, Estratégia Organizacional, Teorias Organizacionais e Gestão de Pessoas.

SERJE SCHMIDT, Universidade Feevale

doutor em administração

MARIA CRISTINA BOHNENBERGER, Universidade Feevale

doutora em administração

CRISTIANO MAX PEREIRA PINHEIRO, Universidade Feevale

doutor em comunicação social

Publicado

2021-08-31

Edição

Seção

Artigo