GESTÃO DE EGRESSOS: DIRETRIZES PARA UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v29n2(Mai/Ago).p156-172

Palavras-chave:

Egressos, Gestão de Egressos, Gestão da Pós-Graduação

Resumo

Objetivo: este artigo teve como objetivo propor diretrizes para a gestão do relacionamento com os egressos de um Programa brasileiro de Pós-Graduação em Administração, modalidade stricto sensu.

Design/metodologia/abordagem: pesquisa qualitativa, com base em entrevistas com coordenadores, consulta aos currículos Lattes dos egressos do programa estudado e análise de documentos, relatórios e portais de egressos dos programas melhores avaliados na área.

Resultados: proposição de diretrizes para a gestão do relacionamento com egressos, as quais se basearam nas categorias resultantes da análise qualitativa: a conscientização e a priorização pelo Programa; a sensibilização do discente; o acompanhamento de egressos; a comunicação; a manutenção do vínculo; e o monitoramento dos resultados.

Limitações da pesquisa: limitação do estudo à área de Administração, podendo, no entanto, servir de base para a gestão estratégica dos programas de pós-graduação de forma mais abrangente, com as adaptações necessárias às suas realidades.

Originalidade: o estudo promove a discussão sobre a gestão de egressos na pós-graduação, ampliando a teoria e os conhecimentos acerca da gestão universitária e propondo um direcionador prático para a gestão do relacionamento com ex-alunos dos programas de pós-graduação.

Biografia do Autor

Thiago Luiz de Oliveira Cabral, Universidade Federal de Santa Catarina - Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária - INPEAU

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. É Servidor técnico-administrativo da UFSC, desempenhando suas funções no Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU/UFSC). Tem experiência nas áreas de Gestão universitária; Gestão da evasão, permanência e egressos; e Internacionalização da Educação Superior. É bolsista do Programa UNIEDU, da Secretaria da Educação de Santa Catarina.

Fernanda Cristina da Silva, Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária - INPEAU/UFSC Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSC na linha de pesquisa Gestão Universitária. Estuda modelos preditivos de evasão. Atua há mais de dez anos na área educacional com projetos de ensino, pesquisa e extensão. Foi monitora, analista educacional e coordenadora de tutoria e monitoria em projetos de EAD em larga escala.

Andressa Sasaki Vasques Pacheco, Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária - INPEAU/UFSC Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC (2010). Mestre (2007) e Bacharel (2005) em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Programa de Pós-graduação em Administração e do Programa de Pós-graduação em Administração Universitária. Coordenadora do curso de especialização em Gestão Pública. Experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Universitária. Educação a distância e Administração de Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: evasão, egressos, avaliação, empreendedorismo, estoques e compras. Participante dos grupos de pesquisa INPEAU - Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária e NEOGAP - Núcleo Estudos e Observação de Gestão, Aprendizagem e Pessoas.

Pedro Antônio de Melo, Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária - INPEAU/UFSC Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Letras - Português e Literatura Brasileira - UFSC; Especialista em Recursos Humanos pela UFSC, e em Gestão Universitária pelo CRUB - Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras em parceria com a OUI - Organização Universitária Interamericana (2004), Canadá. Pós-doutorado em Educação Superior, pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e o Caribe - IESALC, da Unesco. Doutor Honoris Causa, pela Honorable Academia Mundial de Educación - HAME (2012). É professor da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Ciências da Administração - CAD, onde leciona disciplinas relacionadas ao Empreendedorismo. Nos Programas de Pós-Graduação em Administração - CPGA e Administração Universitária - PPGAU, ministra disciplinas e desenvolve pesquisas relacionadas a Gestão Universitária. Foi Coordenador do Mestrado Profissional em Administração Universitária (2010 - 2016). É Diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária – INPEAU e Chefe do Departamento de Ciências da Administração da UFSC. Membro da Organização Universitária Interamericana - OUI, Canadá, e Coordenador do Instituto de Gestão e Liderança Universitária - IGLU, Região Brasil.

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Publicado

2022-11-18

Edição

Seção

Artigo