GESTÃO DE EGRESSOS: DIRETRIZES PARA UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v29n2(Mai/Ago).p156-172Palavras-chave:
Egressos, Gestão de Egressos, Gestão da Pós-GraduaçãoResumo
Objetivo: este artigo teve como objetivo propor diretrizes para a gestão do relacionamento com os egressos de um Programa brasileiro de Pós-Graduação em Administração, modalidade stricto sensu.
Design/metodologia/abordagem: pesquisa qualitativa, com base em entrevistas com coordenadores, consulta aos currículos Lattes dos egressos do programa estudado e análise de documentos, relatórios e portais de egressos dos programas melhores avaliados na área.
Resultados: proposição de diretrizes para a gestão do relacionamento com egressos, as quais se basearam nas categorias resultantes da análise qualitativa: a conscientização e a priorização pelo Programa; a sensibilização do discente; o acompanhamento de egressos; a comunicação; a manutenção do vínculo; e o monitoramento dos resultados.
Limitações da pesquisa: limitação do estudo à área de Administração, podendo, no entanto, servir de base para a gestão estratégica dos programas de pós-graduação de forma mais abrangente, com as adaptações necessárias às suas realidades.
Originalidade: o estudo promove a discussão sobre a gestão de egressos na pós-graduação, ampliando a teoria e os conhecimentos acerca da gestão universitária e propondo um direcionador prático para a gestão do relacionamento com ex-alunos dos programas de pós-graduação.
Referências
Balbachevsky, E. (2005). A pós-graduação no Brasil: novos desafios para uma política bem-sucedida. In Brock, Colin, & Simon Schwartzman. Os desafios da educação no Brasil (pp. 275-304). Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
Bernal, A. T., & Mille, D. (2013). Initiating Alumni Engagement Initiatives: Recommendations from MFT Alumni Focus Groups. Nova Iorque: Springer Science Business Media. Recuperado em 10 de junho de 2016, de http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10591-013-9274-2.
Capes – Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (2013). Relatório de avaliação 2010-2012 – Trienal 2013. Recuperado em 9 de junho de 2016, de https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=Y2FwZXMuZ292LmJyfHRyaWVuYWwtMjAxM3xneDo2YzNkMjU2ZTdmY2M0ODAx.
Capes – Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (2014). Manual Coleta de Dados. Recuperado em 19 de junho de 2016, de http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/avaliacao-n/ColetaDados-PlataformaSucupira-Manual-Abr14.pdf.
Capes – Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (2015). Módulo Coleta de Dados. Recuperado em 19 de junho de 2016, de http://www.capes.gov.br/avaliacao/plataforma-sucupira/modulo-coleta-de-dados.
Capes – Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (2016a). Documento de área: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. Recuperado em 16 de abril de 2018, de https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=Y2FwZXMuZ292LmJyf%20GF2YWxpYWNhby1xdWFkcmllbmFsfGd4OjdjMGQwOTQzN2FmMzJhZA.
Capes – Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (2016b). Consultar dados cadastrais do Programa. Recuperado em 22 de setembro de 2016, de https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/listaPrograma.jsf.
Capes – Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (2017). Relatório da Avaliação Quadrienal 2017: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. Recuperado em 16 de abril de 2018, de https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=Y2FwZXMuZ292LmJyfGF2YWxpYWNhby1xdWFkcmllbmFsfGd4OjMxYWU0ZmRhNTk0OTE0MjM.
Coelho, M. do S. da C., & Oliveira, N. C. M. de. (2012). Os egressos no processo de avaliação. Revista e-curriculum, 8(2). Recuperado em 26 de julho de 2016, de http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/10855.
Coelho, M. C. de R., Carraro, G., & da Silva, J. P. (2021). Validação de instrumento de acompanhamento de egressos da pós-graduação stricto sensu na área do Serviço Social. Textos & Contextos (Porto Alegre), 20(1), e39192. Recuperado em 21 de abril de 2022, de https://doi.org/10.15448/1677-9509.2021.1.39192.
Jacobsen, A. de L. (2009). Metodologia do trabalho científico. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração, UFSC.
Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília. 1996. Recuperado em 21 de julho de 2015, de http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf.
Lousada, A. C. Z., & Martins, G. de A. (2005). Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos de Ciências Contábeis. Revista Contabilidade & Finanças, 16(37), 73–84. Recuperado em 17 de junho de 2015, de https://doi.org/10.1590/S1519-70772005000100006.
Maccari, E. A., Rodrigues, L. C., Alessio, E. M., & Quoniam, L. M. (2008). Sistema de avaliação da pós-graduação da Capes: pesquisa-ação em um programa de pós-graduação em Administração. RBPG, 5(9), 171-205.
Marcovitch, J. (1998). A universidade impossível. (2. ed.). São Paulo: Futura.
MEC – Ministério da Educação (2016). Perguntas Frequentes. Recuperado em 11 de setembro de 2016, de http://emec.mec.gov.br/emec/faq.
Oliveira, S. R. de. (2021). Estudos sobre acompanhamento de egressos em Instituições de Ensino Superior. Revista De Casos E Consultoria, 12(1), e26052. Recuperado em 21 de abril de 2022, de https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/26052.
Prodanov, C. C., & Freitas, E. C. de. (2013). Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico (2. ed). Novo Hamburgo: Feevale.
Queiroz, T. P. (2014). O bom filho a casa sempre torna: análise do relacionamento entre a Universidade Federal de Minas Gerais e seus egressos por meio da informação. Recuperado em 17 de junho de 2015, de https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-9PRKWC.
Silva, E. L. da, & Menezes, E. M. (2005). Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. (4. ed.). Recuperado em 15 de fevereiro de 2015, de http://projetos.inf.ufsc.br/arquivos/Metodologia_de_pesquisa_e_elaboracao_de_teses_e_dissertacoes_4ed.pdf.
Silva, E. C. da, Mineiro, A. A. da C., & Favaretto, F. (2022). Sistemas de monitoramento de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior: uma revisão integrativa. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 11(4), e0111426281. Recuperado em 21 de abril de 2022, de https://doi.org/10.33448/rsd-v11i4.26281.
Simon, L., & Pacheco, A. (2017). Ações de acompanhamento de egressos: um estudo das universidades públicas do sul do Brasil. Revista Brasileira de Ensino Superior, 3(2), 94-113. Recuperado em 21 de abril de 2022, de doi:https://doi.org/10.18256/2447-3944.2017.v3i2.2023
Teixeira, G. C. dos S., & Maccari, E. A. (2014a). Proposition of an alumni portal based on benchmarking and innovative process. Journal of Information Systems and Technology Management, 11(3). Recuperado em 17 de julho de 2015, de https://doi.org/10.4301/S1807-17752014000300005.
Teixeira, G. C. dos S., & Maccari, E. A. (2014b). Proposição de um plano de ações estratégicas para associações de alunos egressos baseado em benchmarking. Recuperado em 16 de julho de 2015, de https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/131917.
Yin, R. K. (2016). Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Alcance
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Neste termo de responsabilidade certifico(amos) que participei(amos) da elaboração do artigo anexo, desta forma tornando pública a minha(nossa) responsabilidade pelo seu conteúdo. Declaro(amos) que não omitimos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre eu (nós) e entidades e / ou instituições que possam ter interesse na publicação deste artigo. Certifico(amos) que o artigo é original e que o trabalho, no todo ou em parte, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha (nossa) autoria, não foi enviado a outro periódico e não será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Alcance, em qualquer formato (impresso ou eletrônico). Neste termo de consentimento, os autores relacionados dão permissão a Revista Alcance, no caso de aprovação pelo Conselho Editorial dessa, para a publicação do artigo anexo em cópia eletrônica em edição regular da revista, e para o envio a base de dados.