O SONHO QUE VIROU REALIDADE E A NECESSIDADE DE MELHORIA CONTÍNUA DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v29n3(Set/Dez).p295-314Palavras-chave:
Lean Manufacturing, Melhoria Contínua, Processo Produtivo, Redução De Desperdícios, Caso Para EnsinoResumo
Dilema: Este caso para ensino retrata o dilema de uma empresa especializada em produzir chapas de compensado multilaminadas que, após 15 anos de mercado, tem buscado estratégias para melhoria contínua visando à redução de desperdícios no processo produtivo.
Objetivo educacional: Os objetivos educacionais são (a) identificar e diferenciar tipos de demanda e seus impactos na cadeia de valor; (b) avaliar processos sob a ótica da filosofia do Lean Manufacturing e (c) ilustrar como as boas práticas de melhoria contínua podem auxiliar na redução de desperdícios.
Contextualização: Após a consolidação do tão sonhado negócio entre amigos, os seus administradores se veem desafiados a mapear e minimizar os desperdícios de matéria-prima.
Tema principal: O tema central do caso é a filosofia do Lean Manufacturing e suas ferramentas de melhoria contínua, especialmente o Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV).
Público: Este caso foi escrito para ser utilizado em cursos de graduação em Administração, Logística e Engenharia de Produção.
Limitações: Apesar da relevância do tema dentro de um contexto organizacional, a história do caso ocorreu em 2015.
Originalidade / valor: A redação do caso apresenta uma lógica para que os alunos possam desenhar o MFV, exercitando sua capacidade de análise de processos e estimulando a criatividade para resolução de problemas sob os pilares da filosofia abordada.
Referências
Dennis, P. (2008). Produção lean simplificada [Versão eletrônica]: um guia para entender o sistema de produção mais poderoso do mundo (2. ed.) (R.A.N. Garcia, Trad.). Porto Alegre: Bookman. (Obra original publicada em 2007).
Ikeda, A. A., Veludo-de-Oliveira, T. M., & Campomar, M. C. (2005). A tipologia do método do caso em administração: usos e aplicações. Organizações & Sociedade, 12(34), 141-159.
Jabbour, A. B. L. S., Teixeira, A. A., Freitas, W. R. S., & Jabbour, C. J. C. (2013). Análise da relação entre manufatura enxuta e desempenho operacional de empresas do setor automotivo no Brasil. Revista de Administração, 48(4), 843-856.
LIB (2020). Sistema Toyota de Produção. Disponível em: https://www.lean.org.br/vocabulario.aspx
Liker, J. K. (2007a). O Modelo Toyota [Versão eletrônica]: 14 princípios de gestão do maior fabricante do mundo. (L.B. Ribeiro, Trad.). Porto Alegre: Bookman. (Obra original publicada em 2004).
Liker, J. K. (2007b). O Modelo Toyota [Versão eletrônica]: manual de aplicação. (L.B. Ribeiro, Trad.). Porto Alegre: Bookman. (Obra original publicada em 2006).
Pacheco, D.A.J. (2014). Teoria das Restrições, Lean Manufacturing e Seis Sigma: limites e possibilidades de integração. Production, 24(4), 940-956.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Alcance
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Neste termo de responsabilidade certifico(amos) que participei(amos) da elaboração do artigo anexo, desta forma tornando pública a minha(nossa) responsabilidade pelo seu conteúdo. Declaro(amos) que não omitimos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre eu (nós) e entidades e / ou instituições que possam ter interesse na publicação deste artigo. Certifico(amos) que o artigo é original e que o trabalho, no todo ou em parte, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha (nossa) autoria, não foi enviado a outro periódico e não será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Alcance, em qualquer formato (impresso ou eletrônico). Neste termo de consentimento, os autores relacionados dão permissão a Revista Alcance, no caso de aprovação pelo Conselho Editorial dessa, para a publicação do artigo anexo em cópia eletrônica em edição regular da revista, e para o envio a base de dados.