INDICADORES DE VIABILIDADE E ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS: O CASO DOS PRODUTORES DE ALHO NA REGIÃO DE CURITIBANOS-SC

Autores

  • Carlos Leomar Kreuz Faculdades Católicas Integradas de Palmas - PR
  • Alceu Souza Faculdades Católicas Integradas de Palmas - PR
  • Sieglind Kindl da Cunha Faculdades Católicas Integradas de Palmas - PR
  • Juarez Perfeito Universidade Regional de Blumenau - SC

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v12n2.p269-284

Resumo

O presente artigo analisa aspectos da competitividade da cultura do alho na região de Curitibanos-SC, com ênfase no retorno financeiro da atividade. Discute, também, o conceito de Arranjo Produtivo Local como estratégia factível para sustentar a viabilidade desse agronegócio. A hipótese básica é a de que os alhicultores possuem investimentos agro-industriais nessa região e o cultivo do alho se apresenta como alternativa de ampliação ou diversificação de investimentos. Para a análise da viabilidade financeira utilizou-se indicadores de rentabilidade (VPL; VPLa; IBC e ROIA) e dois indicadores de risco (TIR; PAY-BACK). Apesar da evidência de alta rentabilidade e da existência de barreiras à entrada, o sucesso empresarial desses pequenos empreendedores depende da formulação de estratégias competitivas, via arranjo produtivo local.

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Publicado

2008-09-04

Edição

Seção

Artigo