ANÁLISES QUALITATIVAS NOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS: AS VANTAGENS NO USO DO SOFTWARE NVIVO®

Autores

  • Anelise Rebelato Mozzato PPGAdm/UPF
  • Denize Grzybovski PPGAdm/UPF PPGDR/UNIJUI http://orcid.org/0000-0003-3798-1810
  • Alex Niche Teixeira Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v23n4(Out-Dez).p578-587

Palavras-chave:

Estudos organizacionais. Pesquisas qualitativas. Análise de dados. Software NVivo®.

Resumo

Este ensaio teórico demonstra as vantagens na utilização do software NVivo® para análise qualitativa de texto, som, foto vídeo nos estudos organizacionais. O referido software ainda é pouco utilizado no Brasil, sobretudo nos estudos organizacionais. A utilização de softwares em pesquisas quantitativas não é novidade; entretanto, nos estudos organizacionais brasileiros nos quais, tradicionalmente, os pesquisadores adotam abordagem qualitativa dos dados, o uso tem sido limitado. Observa-se a necessidade de superação das fragilidades analíticas, em especial aquelas que derivam de um processo manual de organização e análise de dados qualitativos. Nessa lógica, as estruturas e os recursos básicos do NVivo® são aqui trabalhados, identificando-se as vantagens da sua utilização. Conclui-se que o NVivo® auxilia o pesquisador em todo o processo da pesquisa, principalmente nas análises, potencializando e intensificando alcance e profundidade, permitindo maior exploração da complexidade dos dados. Sua utilização visa agilizar e qualificar o material de análise, facilitando o processo analítico em pesquisas qualitativas nos estudos organizacionais.

Biografia do Autor

Anelise Rebelato Mozzato, PPGAdm/UPF

Graduação em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (1990), Especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2002) e Doutorado em Administração pela UNISINOS (2012) . Professora Titular pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Acadêmico) na Universidade de Passo Fundo (UPF). Líder da linha 1 de pesquisa do Mestrado em Administração: Comportamento, Aprendizagem e Gestão de Pessoas. Coordenadora do MBA em Gestão de Pessoas na UPF. Líder do grupo de pesquisa Estudos em Gestão de Pessoas. Possui experiência profissional e acadêmica em gestão de pessoas, com enfase comportamental. Interesse de estudo: gestão estratégica de pessoas, comportamento organizacional, aprendizagem organizacional e interorganizacional, educação e desenvolvimento profissional, cooperação e relações interorganizacionais, estudos organizacionais críticos e métodos em pesquisas qualitativas.

Denize Grzybovski, PPGAdm/UPF PPGDR/UNIJUI

Bacharel em Administração (URI Campus Erechim - 1988). Mestre em Dirección y Organización de Empresas (Universidad Museo Social Argentino/UMSA - 2000). Doutora em Administração (UFLA - 2007) com tese em empresa familiar. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) na Universidade de Passo Fundo. Pesquisadora e Professora titular no curso de graduação em Administração na Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (FEAC), na Universidade de Passo Fundo. Professora Convidada no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional, na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Membro da Rede ORD (NISP/PPGA/ESAG/UFSC). Editora da Seção Administração do periódico Scientia Plena. Secretária Geral da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. Tem experiência em Administração de empresas, com estudos na área de gestão estratégica e da inovação, gestão ambiental, empreendedorismo, empresa familiar e comércio exterior. O foco das pesquisas são os estudos organizacionais nas empresas familiares com as seguintes temáticas: teorias organizacionais, aprendizagem organizacional e transgeracional, gestão do conhecimento organizacional, gestão estratégica de pessoas, ciclo de vida organizacional e capacidades dinâmicas.

Alex Niche Teixeira, Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Sociologia (UFRGS – RS). Professor Adjunto do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Consultor independente do software NVIVO no Brasil certificado pela QSR International.

Downloads

Publicado

2017-02-24

Edição

Seção

Fórum Metodológico (ENCERRADA)