ANÁLISIS DE CALIDAD EN ESTUDIOS ORGANIZACIONALES: LAS VENTAJAS EN EL USO DEL SOFTWARE NVIVO®

Autores/as

  • Anelise Rebelato Mozzato PPGAdm/UPF
  • Denize Grzybovski PPGAdm/UPF PPGDR/UNIJUI http://orcid.org/0000-0003-3798-1810
  • Alex Niche Teixeira Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v23n4(Out-Dez).p578-587

Palabras clave:

Estudios de organización. Investigación cualitativa. Análisis de datos. Software NVIVO®.

Resumen

Este ensayo teórico demuestra las ventajas del uso del software NVivo® para el análisis cualitativo de texto, sonido, imagen y vídeo en los estudios organizacionales. Este tipo de software es aún poco utilizado en Brasil, sobre todo en los estudios organizacionales. El uso de software en la investigación cuantitativa no es nuevo; sin embargo, en los estudios organizacionales brasileños, en los cuales los investigadores tradicionalmente adoptan un enfoque cualitativo, el uso ha sido limitado. Toma nota de la necesidad de superar las debilidades de análisis, especialmente los derivados de un proceso manual de organización y análisis de datos cualitativos. Siguiendo esta lógica, se trabajan aquí las estructuras y las características básicas del NVivo®, identificándose las ventajas de su uso. Se concluye que el NVivo® ayuda al investigador a lo largo del proceso de investigación, sobre todo en los análisis, mejorando e intensificando el alcance y la profundidad, lo que permite una mayor explotación de la complejidad de los datos. Su utilización tiene como objetivo agilizar y mejorar el material de análisis, lo que facilita el proceso de análisis en la investigación cualitativa en los estudios organizacionales.

Biografía del autor/a

Anelise Rebelato Mozzato, PPGAdm/UPF

Graduação em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (1990), Especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2002) e Doutorado em Administração pela UNISINOS (2012) . Professora Titular pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Acadêmico) na Universidade de Passo Fundo (UPF). Líder da linha 1 de pesquisa do Mestrado em Administração: Comportamento, Aprendizagem e Gestão de Pessoas. Coordenadora do MBA em Gestão de Pessoas na UPF. Líder do grupo de pesquisa Estudos em Gestão de Pessoas. Possui experiência profissional e acadêmica em gestão de pessoas, com enfase comportamental. Interesse de estudo: gestão estratégica de pessoas, comportamento organizacional, aprendizagem organizacional e interorganizacional, educação e desenvolvimento profissional, cooperação e relações interorganizacionais, estudos organizacionais críticos e métodos em pesquisas qualitativas.

Denize Grzybovski, PPGAdm/UPF PPGDR/UNIJUI

Bacharel em Administração (URI Campus Erechim - 1988). Mestre em Dirección y Organización de Empresas (Universidad Museo Social Argentino/UMSA - 2000). Doutora em Administração (UFLA - 2007) com tese em empresa familiar. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) na Universidade de Passo Fundo. Pesquisadora e Professora titular no curso de graduação em Administração na Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (FEAC), na Universidade de Passo Fundo. Professora Convidada no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional, na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Membro da Rede ORD (NISP/PPGA/ESAG/UFSC). Editora da Seção Administração do periódico Scientia Plena. Secretária Geral da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. Tem experiência em Administração de empresas, com estudos na área de gestão estratégica e da inovação, gestão ambiental, empreendedorismo, empresa familiar e comércio exterior. O foco das pesquisas são os estudos organizacionais nas empresas familiares com as seguintes temáticas: teorias organizacionais, aprendizagem organizacional e transgeracional, gestão do conhecimento organizacional, gestão estratégica de pessoas, ciclo de vida organizacional e capacidades dinâmicas.

Alex Niche Teixeira, Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Sociologia (UFRGS – RS). Professor Adjunto do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Consultor independente do software NVIVO no Brasil certificado pela QSR International.

Publicado

2017-02-24

Número

Sección

Fórum Metodológico (ENCERRADA)