GESTÃO E QUALIDADE EM SERVIÇOS DAS CERAMISTAS NO VALE DO JEQUITINHONHA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v25n2(Mai/Ago).p226-239

Keywords:

Empreendedorismo. Qualidade de serviços. Organizações e Sociedade. Entrepreneurship. Quality of services. Organizations and Society.

Abstract

Este artigo enfatiza o trabalho desenvolvido pelas empreendedoras ceramistas de Padre Paraíso, município localizado na região nordeste do estado de Minas Gerais. O objetivo da pesquisa é avaliar a satisfação dos compradores, consumidores de arte da cerâmica, em relação àqualidade dos produtos e do trabalho das mulheres que produzem e comercializam peças cerâmicas nas estradas e feiras livres do Médio Vale do Rio Jequitinhonha. A metodologia deste estudo possui caráter descritivo e qualitativo, a partir de uma readaptação da abordagem teórico-metodológica Servqual. Os resultados obtidos sugerem que os atributos da qualidade são delineados primordialmente pelas facetas empáticas e tangíveis. Ao final, são discutidas as implicações socioculturais, comerciais e acadêmicas dos resultados obtidos nesse território multifatorial de contrastes.

Author Biographies

Rogério Zanon da Silveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES, Prof. Dr. em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD-UFMG), Auditor Fiscal da Receita Estadual (SEFAZ-ES)

Doutor em Administração. Professor Permanente do Mestrado Profissional em Gestão Pública na Universidade Federal do Espírito Santo – Brasil Professor na Faculdade Pio XII do Espírito Santo – Brasil. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES). rogerio.silveira@ufes.br

Marcelo Calderari Miguel, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES; Bacharel em Biblioteconomia (Ufes); Bacharel em Ciência Contábeis pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD); e Especialista em matemática financeira e estatísticas e ensino pelo UFMG.

Published

2018-10-05

Issue

Section

Article