O IMPACTO DO MARKETING VERDE PARA AS USINAS SUCROALCOOLEIRAS QUE ATUAM EM ALAGOAS

Authors

  • Juliana da Rocha Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Nelsio Rodrigues de Abreu Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v16n2.p201-220

Abstract

Este estudo analisou o impacto do marketing verde na indústria sucroalcooleira de Alagoas, procurando conhecer as influências da adoção de práticas ambientais. A metodologia de múltiplos casos foi utilizada na coleta de dados, utilizando-se de entrevista em profundidade com um roteiro semiestruturado, que possibilitava novos questionamentos, quando necessário. Os resultados apontam o uso de ações de marketing verde de forma estratégica, impulsionando a adoção de ações em prol do meio ambiente, visto que, exceder aos cumprimentos da legislação vigente traz benefícios, como melhoria da imagem da empresa. E, se tratando de commodities, o cumprimento das exigências mundiais faz com que esses produtos entrem em mercados consumidores mais exigentes ou até mesmo definem a aprovação de investimentos e parcerias. Palavras-chave: Marketing verde; meio ambiente; setor sucroalcooleiro alagoano.

Author Biography

Juliana da Rocha Santos, Universidade Federal de Alagoas

Secretária

Published

2009-07-22

Issue

Section

Article