Estratégias, fatores de mercado, posicionamento competitivo e desempenho de médias e grandes empresas: Um levantamento na região Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v18n3.p287-301Abstract
Muitos pesquisadores têm investigado os fatores que infl uenciam o desempenho das organizações. Neste estudo buscou-se identifi car se e quais dimensões da estratégia empresarial, posição competitiva e fatores de mercado afetam o desempenho. Trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa realizada junto a médias e grandes empresas que atuam na região Nordeste do Brasil. As principais conclusões mostram que uma maior velocidade na introdução de novos produtos, a boa reputação da empresa/imagem do produto relativa aos concorrentes e a quantidade de clientes imediatos infl uenciam positivamente o desempenho das empresas. Implicações gerenciais e sugestões para futura pesquisa também são apresentadas. PALAVRAS-CHAVE: Estratégia, Posição competitiva, Desempenho das organizações.Downloads
Published
2011-08-26
Issue
Section
Article