Estratégias, fatores de mercado, posicionamento competitivo e desempenho de médias e grandes empresas: Um levantamento na região Nordeste do Brasil

Autores/as

  • Angela Cristina Rocha de Souza UFRPE
  • Sérgio Carvalho Benício de Mello UFPE

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v18n3.p287-301

Resumen

Muitos pesquisadores têm investigado os fatores que infl uenciam o desempenho das organizações. Neste estudo buscou-se identifi car se e quais dimensões da estratégia empresarial, posição competitiva e fatores de mercado afetam o desempenho. Trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa realizada junto a médias e grandes empresas que atuam na região Nordeste do Brasil. As principais conclusões mostram que uma maior velocidade na introdução de novos produtos, a boa reputação da empresa/imagem do produto relativa aos concorrentes e a quantidade de clientes imediatos infl uenciam positivamente o desempenho das empresas. Implicações gerenciais e sugestões para futura pesquisa também são apresentadas. PALAVRAS-CHAVE: Estratégia, Posição competitiva, Desempenho das organizações.

Biografía del autor/a

Angela Cristina Rocha de Souza, UFRPE

Professora do departamento de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Sérgio Carvalho Benício de Mello, UFPE

Professor associado da Universidade Federal de Pernambuco

Publicado

2011-08-26

Número

Sección

Artigo