ESTÍMULOS OLFATIVOS INFLUENCIAM DECISÕES DE COMPRA? UM EXPERIMENTO EM VAREJO DE ALIMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v17n1.p058-072Abstract
Este artigo testa a influência de estímulos olfativos na decisão de compra de consumidores habituais de um estabelecimento varejista alimentício, mediante manipulação de aroma de chocolate no interior da loja. Partindo de uma revisão da literatura, conduziu-se experimento em ambiente de varejo. Aplicou-se levantamento tipo survey, objetivando mensurar a percepção dos clientes que frequentaram a loja com e sem aromatização e o impacto do aroma no volume de vendas. A análise dos dados deu-se mediante utilização de estatística descritiva e análise de variância. Os resultados revelaram aumento de 12% no faturamento, demonstrando a influência desse fator no comportamento de compra dos clientes. O estudo traz importante contribuição gerencial: estímulos olfativos contribuem no incremento das vendas no varejo.Downloads
Published
2010-03-24
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Section
Article