ESTÍMULOS OLFATIVOS INFLUENCIAM DECISÕES DE COMPRA? UM EXPERIMENTO EM VAREJO DE ALIMENTOS

Autores/as

  • Maruza Vieira Barboza UNIFOR
  • Juliana Vieira Corrêa Carneiro UNIFOR
  • Danielle Miranda de Oliveira Arruda UNIFOR
  • Francisco Mozart Cavalcante Rolim UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v17n1.p058-072

Resumen

Este artigo testa a influência de estímulos olfativos na decisão de compra de consumidores habituais de um estabelecimento varejista alimentício, mediante manipulação de aroma de chocolate no interior da loja. Partindo de uma revisão da literatura, conduziu-se experimento em ambiente de varejo. Aplicou-se levantamento tipo survey, objetivando mensurar a percepção dos clientes que frequentaram a loja com e sem aromatização e o impacto do aroma no volume de vendas. A análise dos dados deu-se mediante utilização de estatística descritiva e análise de variância. Os resultados revelaram aumento de 12% no faturamento, demonstrando a influência desse fator no comportamento de compra dos clientes. O estudo traz importante contribuição gerencial: estímulos olfativos contribuem no incremento das vendas no varejo.

Biografía del autor/a

Maruza Vieira Barboza, UNIFOR

Secretária

Publicado

2010-03-24

Número

Sección

Artigo