GESTÃO DE UMA VINÍCOLA DA SERRA GAÚCHA: O CASO DA AMARONE ADEGA DE VINHOS FINOS
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v19n3.p413-433Keywords:
Vinícola. Estratégia empresarial. Negociação.Abstract
As famílias Amarone e Bergamaschi foram unidas por laços de sangue e também pelos negócios. Suas vidas foram marcadas por escolhas que as fi zeram se encontrar no Brasil, após tantos percalços enfrentados na Europa do século XIX. No ano de 1999, com uma safra excelente e a conjuntura econômica nacional favorecida, surgiu a Amarone Adega de Vinhos Finos: vinícola localizada na cidade gaúcha de Bento Gonçalves. Fruto do encontro e da união das forças das famílias Amarone e Bergamaschi. O objetivo desse caso para ensino é incentivar a reflexão e a discussão acerca de temas gerenciais como estratégia, competitividade e competências organizacionais, bem como observar as influências do ambiente no cotidiano empresarial. O dilema da Amarone Adega de Vinhos Finos surge quando Carlos Mondi entra em contato com Raul Amarone e propõe à vinícola exclusividade no fornecimento de seus produtos para a importadora Grand Vin. Por um lado este é um negócio que se mostra atrativo e que representa uma oportunidade de projeção que dificilmente a Amarone conseguiria sozinha, por outro lado representa um negócio que envolve alto risco e propõe uma dependência a que poucas empresas desejariam se submeter.Downloads
Published
2012-11-21
Issue
Section
Case for Teaching