GESTÃO DE UMA VINÍCOLA DA SERRA GAÚCHA: O CASO DA AMARONE ADEGA DE VINHOS FINOS

Autores

  • Alyne Sehnem Mestranda em Administração Universidade de Caxias do Sul
  • Adriana Locatelli Bertolini Universidade de Caxias do Sul
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v19n3.p413-433

Palavras-chave:

Vinícola. Estratégia empresarial. Negociação.

Resumo

As famílias Amarone e Bergamaschi foram unidas por laços de sangue e também pelos negócios. Suas vidas foram marcadas por escolhas que as fi zeram se encontrar no Brasil, após tantos percalços enfrentados na Europa do século XIX. No ano de 1999, com uma safra excelente e a conjuntura econômica nacional favorecida, surgiu a Amarone Adega de Vinhos Finos: vinícola localizada na cidade gaúcha de Bento Gonçalves. Fruto do encontro e da união das forças das famílias Amarone e Bergamaschi. O objetivo desse caso para ensino é incentivar a reflexão e a discussão acerca de temas gerenciais como estratégia, competitividade e competências organizacionais, bem como observar as influências do ambiente no cotidiano empresarial. O dilema da Amarone Adega de Vinhos Finos surge quando Carlos Mondi entra em contato com Raul Amarone e propõe à vinícola exclusividade no fornecimento de seus produtos para a importadora Grand Vin. Por um lado este é um negócio que se mostra atrativo e que representa uma oportunidade de projeção que dificilmente a Amarone conseguiria sozinha, por outro lado representa um negócio que envolve alto risco e propõe uma dependência a que poucas empresas desejariam se submeter.

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Publicado

2012-11-21

Edição

Seção

Caso para Ensino