REVESTINDO O CAMINHO DO SERVIÇO AO CLIENTE POR MEIO DA LOGÍSTICA: O CASO DA PORTOBELLO SHOP
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v20n4.p551-566Keywords:
Gestão logística. Serviço ao cliente. On Time In Full (OTIF).Abstract
Na empresa Portobello, organização foco deste relato, a logística representa um importante elo da cadeia de valor. Por esta razão, o monitoramento e a avaliação contínua do desempenho dos processos e definição de indicadores chaves tornam-se vitais. No caso específico da unidade de negócio investigada, a Portobello Shop, a operação logística vem trabalhando na busca de alto padrão de atendimento e distribuição diferenciados de acordo com o posicionamento desejado para o negócio. Por meio da implantação e do reconhecimento desses indicadores, os gestores podem avaliar o desempenho e adotar estratégias a fim de mitigar os custos e aperfeiçoar sua eficiência logística, atendendo da melhor forma as exigências de seus clientes. Neste contexto, a logística exerce um decisivo papel para a obtenção de vantagens competitivas perante a concorrência, e a busca pelo alto desempenho do indicador OTIF se torna um desafio. O presente trabalho examinou a abordagem logística atual e promoveu reflexões voltadas para as situações enfrentadas na operação da Portobello Shop, de forma a contribuir para o planejamento estratégico da empresa, apoiando o posicionamento organizacional voltado ao alcance da alta confiabilidade junto ao mercado.Downloads
Published
2014-05-28
Issue
Section
Case for Teaching