APRENDIZAGEM INTERORGANIZACIONAL: ESTUDO SOBRE OS CANAIS DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO EM CLUSTERS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO NO BRASIL E EM PORTUGAL

Authors

  • Ana Paula Lisboa Sohn Universidade do Vale do Itajaí Universidade Federal de Santa Catarina
  • Filipa Dionísio Vieira Universidade do Minho
  • Nelson Casarotto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Idaulo José Cunha Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v21n4.p777-796

Keywords:

Clusters industriais. Aprendizagem interorganizacional. Canais de transmissão de conhecimento.

Abstract

Ante o advento de uma sociedade do conhecimento que estimula e valoriza a formação de redes de empresa, há consenso entre pesquisadores especializados de que os processos de aprendizagem colaborativa em clusters são cruciais para a formação da vantagem competitiva na esfera individual das empresas e no conjunto que forma o aglomerado produtivo. Neste artigo pretendeu-se identificar e analisar os canais de aprendizagem em dois clusters têxteis e de vestuário: um localizado em Santa Catarina, no Brasil, e outro na região Norte de Portugal. Os dados foram obtidos mediante entrevistas guiadas e aplicação de questionário com especialistas e empresários. Foi possível constatar semelhanças e discrepâncias entre canais de transmissão de conhecimento nos clusters avaliados. Observou-se que em ambos os casos pesquisados, canais de transmissão de conhecimento referentes à formação de recursos humanos, à imitação e ao relacionamento com fornecedores figuram entre os cinco mais importantes. Foram identificados entraves ao compartilhamento de conhecimento e aprendizagem colaborativa relacionados com aspectos culturais. No caso dos clusters analisados, fatores intrínsecos aos seus segmentos industriais exercem influência na transmissão de conhecimento no âmbito da interorganização.

Author Biographies

Ana Paula Lisboa Sohn, Universidade do Vale do Itajaí Universidade Federal de Santa Catarina

Professora na Universidade do Vale do Itajaí. Pesquisadora no Laboratório de Sistemas de Apoio à Decisão (LABSAD) da Universidade Federal de Santa Catarina.

Filipa Dionísio Vieira, Universidade do Minho

Professora no Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade do Minho.

Nelson Casarotto, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina

Idaulo José Cunha, Universidade Federal de Santa Catarina

Pesquisador no Laboratório de Sistemas de Apoio à Decisão (LABSAD) da Universidade Federal de Santa Catarina.

Published

2015-03-10

Issue

Section

CHAMADA ESPECIAL: APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIAS (ENCERRADA)