COMPETENCIES OF THE INNOVATIVE ORGANIZATION: A STUDY OF BUSINESSES OF THE INSTITUTO PAULISTA DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO AND FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE

Authors

  • Adriana Baraldi Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
  • Marcos Augusto de Vasconcellos Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP)
  • Luiz Carlos Di Serio Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP)
  • Silvana Marques dos Santos Pereira Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP)
  • Alexandre Luis Prim Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP)

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v23n3(Jul-Set).p312-328

Keywords:

Inovação. Gestão da Inovação. Organização Inovadora.

Abstract

Managing innovation has been a challenge for most organizations, as it requires specific skills of companies that when well managed, can result in gains in competitiveness, but when not well managed, can lead to stagnation and loss of market share. In this context, this paper aims to identify gaps in the management of innovation of companies of the Instituto Paulista de Excelência da Gestão and Fundação Nacional da Qualidade São Paulo Institute of Management Excellence and National Quality Foundation], based on the methodology of the Innovation Forum of the FGV/EAESP, which is based on five competencies of the innovative organization: leadership and strategic intent; internal innovative environment; people; processes of innovation; and results. For this purpose, a quantitative study was carried out. A survey was adopted as our research method. We then performed confirmatory factor analysis, data purification, according to the reliability indicators, analysis of the structural model, and regression analysis. An online questionnaire was sent to all the companies of the Instituto Paulista de Excelência da Gestão and Fundação Nacional da Qualidade, and 93 valid responses were received. The results showed that the competencies “innovative environment”, “people” and “processes” are responsible for the performance obtained in the “results” competence. Only “leadership” competence did not appear as a determinant of the results. As a contribution, the paper draws attention to the difficulties faced by organizations in creating the result of innovation, placing it as a consequence of the competencies that preceded it.

Author Biographies

Adriana Baraldi, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Doutoranda em Administração de Empresas na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), possui graduação em Farmacia e Bioquimica pela Universidade de São Paulo (1989) e mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Atualmente é profissional independente, pesquisadora do fórum de inovação - EAESP Fundação Getúlio Vargas, professora visitante cursos MBA - Business School São Paulo . Tem experiência na área de educação e gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, marketing, inovacao, estratégia, criatividade e empreendedorismo; Adriana Baraldi é embaixadora da THNK (www.thnk.org) para a América Latina, uma rede global de Líderes Criativos dedicada ao empreendedorismo, a inovação e a formação de liderança com visão social e a missão de integrar os setores público e privado.

Marcos Augusto de Vasconcellos, Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP)

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie mestrado e doutorado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, com especialização em Administração da Produção e Operações. Idealizou e coordenou o Curso de Administração da Produção e Operações Competitivas no Programa de Educação Continuada do GVpec, coordenou o Curso de Especialização em Administração para Graduados (CEAG) de 1993 a 1995, chefiou o Departamento de Administração da Produção e Operações de 1996 a 1999 e foi Vice-diretor acadêmico da FGV-EAESP de 2003 a 2007. Como Executivo e Consultor de empresas, coordenou, desenvolveu e implantou trabalhos nas áreas de Qualidade Total, Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Projetos e Orçamentos-programa. Atualmente é Coordenador Geral do Fórum de Inovação da FGV-EAESP, centro de estudos pioneiro fundado em 2000, para desenvolver estudos, pesquisas e discussões em torno do tema da inovação.

Luiz Carlos Di Serio, Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP)

Luiz Carlos Di Serio é professor Titular da Fundação Getulio Vargas ? Escola de Administração de Empresas de São Paulo desde 1992, nos programas de graduação e pós-graduação. Como executivo, teve uma vivência de 22 anos em Gestão de Desenvolvimento e Implantação de Produtos, Processos, Qualidade, Informática e Automação Industrial, nas empresas FMC do Brasil S/A (Foodtech) e Equipamentos Villares S/A. Como professor atua nos programas do Mestrado e Doutorado Acadêmico,nos MBA´s, coordena e leciona no GVpec e GVincompany. Desenvolve atividades de consultoria em Administração. Graduado em Engenharia Mecânica (UNESP), obteve o título de Mestre na Marquette University (Milwaukee, USA) e de Doutor em Engenharia da Produção na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Estudou o impacto da ?Inovação na Competitividade? no Pós-Doutorado, obtido na FGV-EAESP em 2007. É autor e co-autor de capítulos e livros. Livros Publicados: Clusters Empresariais no Brasil - Casos Selecionados (2005) e Estratégia e Competitividade Empresarial (2008) Freqüenta os principais fórum nacionais (SIMPOI e EnANPAD) e Internacionais (POMS e EuROMA) na área de Operações. Publica artigos em revistas especializadas,seminários,congressos nacionais e internacionais na área de administração. Seus interesses de pesquisa são a Estratégia e Gestão de Operações, Supply Chain Management, Gestão do Desenvolvimento de Produtos e Serviços, Competitividade e Inovação. Coordenador Adjunto do Fórum de Inovação desde 07/2013. Membro do Comitê Acadêmico ICCB - Instituto Capitalismo Consciente Brasil. Membro do Conselho de Curriculum do Programa MOC/ISC da Harvard.

Silvana Marques dos Santos Pereira, Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP)

Doutora em Administração de Empresas, com foco em Inovação Organizacional; ?Professora do Departamento de Administração da Produção e Operações da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP- POI) ?Desde 2010 estuda Teoria e mudanças sociais com Prof. Dr. Otto Scharmer ? Presencing Institute, MIT ?Fundadora e Membro do Fórum de Inovação da Fundação Getúlio Vargas. Neste desenvolveu em conjunto com outros professores a Metodologia de Identificação de Organizações Inovadoras aplicada pela Revista Época Negócios para identificar as ?25 Empresas mais Inovadoras do Brasil? e é co-autora dos livros: O Meio Inovador Interno e seus Condicionantes, Organização Inovadoras Sustentáveis: Uma reflexão sobre o futuro das Organizações e Organização Inovadoras II ?Nas últimas 02 décadas dedicou-se ao estudo de Modelos Mentais, Inovação e Transformação Organizacional, possuindo sua própria empresa de consultoria, onde desenvolveu a metodologia utilizada para a Transformação de organizações, o ?Breakthrough Thinking?; ?Atuou em projetos de transformação organizacional na Embraer, Ford - Projeto da Fábrica de Camaçari, Copesul, Odebrecht, Braskem, BCP Telefonia Celular, Cargill, Camargo Corrêa, IG, Santander, Telefonica, Petrobrás, Unilever, Nestlé, entre outras; e, ?Foi executiva da Bayer do Brasil e da Monsanto; ?Membro do Conselho do Instituto Sidarta. Entre vários projetos realizados há 20 anos na Embraer, o primeiro Projeto, o turnaround da Embraer em 1996 - 1998 tornou-se um CASE de Harvard.

Alexandre Luis Prim, Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP)

Doutorando em Administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/São Paulo), com ênfase na linha de pesquisa Gestão de Operações e Competitividade. Mestre em Administração pela FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau (2014). Especialista em Gestão de Projetos pela FAE (2011), graduação em Tecnologia na Produção do Vestuário - SENAI/SC (2009). Atuou como Consultor de empresas no SENAI/SC (2012-2015) com ênfase em consultorias empresariais nas áreas estratégicas e industriais, bem como ocupou o cargo de professor na mesma instituição (2010-2015).

Published

2016-09-29

Issue

Section

Article