COMPETÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO INOVADORA: UM ESTUDO EM EMPRESAS DO INSTITUTO PAULISTA DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO E FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE

Autores/as

  • Adriana Baraldi Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
  • Marcos Augusto de Vasconcellos Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP)
  • Luiz Carlos Di Serio Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP)
  • Silvana Marques dos Santos Pereira Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP)
  • Alexandre Luis Prim Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP)

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v23n3(Jul-Set).p312-328

Palabras clave:

Inovação. Gestão da Inovação. Organização Inovadora.

Resumen

Gerir a inovação tem sido o desafio de boa parte das organizações, uma vez que demanda competências específicas às empresas que quando bem geridas podem significar ganho competitivo, mas quando não podem representar estagnação e perda de mercado. Com base nisso, o artigo tem como objetivo identificar lacunas na gestão de inovação de empresas do Instituto Paulista de Excelência da Gestão e da Fundação Nacional da Qualidade com base na metodologia do Fórum de Inovação da FGV/EAESP, que tem como base cinco competências da organização inovadora: liderança e intenção estratégica; meio inovador interno; pessoas; processos de inovação; e resultados. Para tanto, foi realizado um estudo quantitativo. O método de pesquisa adotado foi a survey. Como análise estatística foi realizada análise fatorial confirmatória, purificação dos dados, de acordo com os indicadores de confiabilidade, análise do modelo estrutural e análise de regressão. Foi enviado questionário online para todas as empresas do Instituto Paulista de Excelência da Gestão e da Fundação Nacional da Qualidade e obtido um total de 93 respostas válidas. Os resultados demonstraram que as competências “meio inovador”, “pessoas” e “processos” são responsáveis pelo desempenho obtido na competência “resultado”. Apenas a “liderança” não apareceu como determinante do resultado. Como contribuição, o artigo chama a atenção para a dificuldade das organizações gerarem resultado de inovação e o coloca como consequência de competências que o antecedem.

Biografía del autor/a

Adriana Baraldi, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Doutoranda em Administração de Empresas na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), possui graduação em Farmacia e Bioquimica pela Universidade de São Paulo (1989) e mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Atualmente é profissional independente, pesquisadora do fórum de inovação - EAESP Fundação Getúlio Vargas, professora visitante cursos MBA - Business School São Paulo . Tem experiência na área de educação e gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, marketing, inovacao, estratégia, criatividade e empreendedorismo; Adriana Baraldi é embaixadora da THNK (www.thnk.org) para a América Latina, uma rede global de Líderes Criativos dedicada ao empreendedorismo, a inovação e a formação de liderança com visão social e a missão de integrar os setores público e privado.

Marcos Augusto de Vasconcellos, Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP)

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie mestrado e doutorado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, com especialização em Administração da Produção e Operações. Idealizou e coordenou o Curso de Administração da Produção e Operações Competitivas no Programa de Educação Continuada do GVpec, coordenou o Curso de Especialização em Administração para Graduados (CEAG) de 1993 a 1995, chefiou o Departamento de Administração da Produção e Operações de 1996 a 1999 e foi Vice-diretor acadêmico da FGV-EAESP de 2003 a 2007. Como Executivo e Consultor de empresas, coordenou, desenvolveu e implantou trabalhos nas áreas de Qualidade Total, Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Projetos e Orçamentos-programa. Atualmente é Coordenador Geral do Fórum de Inovação da FGV-EAESP, centro de estudos pioneiro fundado em 2000, para desenvolver estudos, pesquisas e discussões em torno do tema da inovação.

Luiz Carlos Di Serio, Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP)

Luiz Carlos Di Serio é professor Titular da Fundação Getulio Vargas ? Escola de Administração de Empresas de São Paulo desde 1992, nos programas de graduação e pós-graduação. Como executivo, teve uma vivência de 22 anos em Gestão de Desenvolvimento e Implantação de Produtos, Processos, Qualidade, Informática e Automação Industrial, nas empresas FMC do Brasil S/A (Foodtech) e Equipamentos Villares S/A. Como professor atua nos programas do Mestrado e Doutorado Acadêmico,nos MBA´s, coordena e leciona no GVpec e GVincompany. Desenvolve atividades de consultoria em Administração. Graduado em Engenharia Mecânica (UNESP), obteve o título de Mestre na Marquette University (Milwaukee, USA) e de Doutor em Engenharia da Produção na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Estudou o impacto da ?Inovação na Competitividade? no Pós-Doutorado, obtido na FGV-EAESP em 2007. É autor e co-autor de capítulos e livros. Livros Publicados: Clusters Empresariais no Brasil - Casos Selecionados (2005) e Estratégia e Competitividade Empresarial (2008) Freqüenta os principais fórum nacionais (SIMPOI e EnANPAD) e Internacionais (POMS e EuROMA) na área de Operações. Publica artigos em revistas especializadas,seminários,congressos nacionais e internacionais na área de administração. Seus interesses de pesquisa são a Estratégia e Gestão de Operações, Supply Chain Management, Gestão do Desenvolvimento de Produtos e Serviços, Competitividade e Inovação. Coordenador Adjunto do Fórum de Inovação desde 07/2013. Membro do Comitê Acadêmico ICCB - Instituto Capitalismo Consciente Brasil. Membro do Conselho de Curriculum do Programa MOC/ISC da Harvard.

Silvana Marques dos Santos Pereira, Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP)

Doutora em Administração de Empresas, com foco em Inovação Organizacional; ?Professora do Departamento de Administração da Produção e Operações da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP- POI) ?Desde 2010 estuda Teoria e mudanças sociais com Prof. Dr. Otto Scharmer ? Presencing Institute, MIT ?Fundadora e Membro do Fórum de Inovação da Fundação Getúlio Vargas. Neste desenvolveu em conjunto com outros professores a Metodologia de Identificação de Organizações Inovadoras aplicada pela Revista Época Negócios para identificar as ?25 Empresas mais Inovadoras do Brasil? e é co-autora dos livros: O Meio Inovador Interno e seus Condicionantes, Organização Inovadoras Sustentáveis: Uma reflexão sobre o futuro das Organizações e Organização Inovadoras II ?Nas últimas 02 décadas dedicou-se ao estudo de Modelos Mentais, Inovação e Transformação Organizacional, possuindo sua própria empresa de consultoria, onde desenvolveu a metodologia utilizada para a Transformação de organizações, o ?Breakthrough Thinking?; ?Atuou em projetos de transformação organizacional na Embraer, Ford - Projeto da Fábrica de Camaçari, Copesul, Odebrecht, Braskem, BCP Telefonia Celular, Cargill, Camargo Corrêa, IG, Santander, Telefonica, Petrobrás, Unilever, Nestlé, entre outras; e, ?Foi executiva da Bayer do Brasil e da Monsanto; ?Membro do Conselho do Instituto Sidarta. Entre vários projetos realizados há 20 anos na Embraer, o primeiro Projeto, o turnaround da Embraer em 1996 - 1998 tornou-se um CASE de Harvard.

Alexandre Luis Prim, Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP)

Doutorando em Administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/São Paulo), com ênfase na linha de pesquisa Gestão de Operações e Competitividade. Mestre em Administração pela FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau (2014). Especialista em Gestão de Projetos pela FAE (2011), graduação em Tecnologia na Produção do Vestuário - SENAI/SC (2009). Atuou como Consultor de empresas no SENAI/SC (2012-2015) com ênfase em consultorias empresariais nas áreas estratégicas e industriais, bem como ocupou o cargo de professor na mesma instituição (2010-2015).

Publicado

2016-09-29

Número

Sección

Artigo