PRINCIPIOS Y FACTORES MOTIVADORES PARA ADOPCIÓN DE LAS GOVERNANZAS CORPORATIVAS DE TI Y DE LA INFORMACIÓN

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v26n2(Mai/Ago).p131-147

Palabras clave:

Gobernanza de la información. Gobernanza de la Tecnología de la Información (TI). Gobierno Corporativo.

Resumen

El presente artículo se propone analizar los principios y factores motivadores en la adopción del gobierno corporativo, de la Tecnología de la Información (TI) y de la Información (GI). Fundamentado en la Economía de la Información y en la Teoría de la Agencia, se realizó la identificación en la literatura de los principios y factores motivadores de estos tres tipos de gobernanza. A través de un estudio de casos múltiples en tres organizaciones que adoptan estructuras del gobierno corporativo, de la TI y de la Información, fue posible analizar esos elementos desde la perspectiva de los ejecutivos de las respectivas áreas de las empresas. Con base en los resultados de la investigación, fue posible realizar un comparativo entre las estructuras de gobernanza de los tres casos. Los resultados demuestran que no hay una estructura ideal para la gobernanza, cada caso tiene relaciones únicas, siendo que los casos no presentaron consenso en la relación entre gobernanza de la TI y de la información. Además de los elementos revelados en los estudios de casos, la investigación añade informaciones en la aún incipiente literatura sobre el tema en Brasil, y añade una investigación empírica a la literatura mundial. Para los profesionales, la investigación contribuye con la comparación y análisis de las estructuras de gobernanza, que les ayuda a definir los elementos más adecuados para cada organización.

Biografía del autor/a

Antonio Carlos Gastaud Maçada, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). CRA: 7736/O. Atualmente é professor Associado IV do Depto de Ciências Administrativas da Escola de Administração e do Programa de Pós-graduação (Esp., MBA, Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia da Informação, Impacto da TI, Investimentos em TI, Qualidade da Informação e Gestão das Operações Logísticas. Atividades Administrativas: Coordenador PPGA/UFRGS 2007/2008. Cooperação Internacional: CAPES/DAAD 2004/2005; CAPES/FIPSE 2004/2008; CAFP-BA 2009/2012, CAPES/FIPSE 2010/2013. Visiting Professor na Mays Business School, Texas A&M (2011-2012). Coordenador da área Administração da Informação da Associação Nacional de Pós-graduação em Administração (ADI-ANPAD 2013-2014). Membro da Compesq EA/UFRGS (2015- 2017). Coordenador do Consorcio Doutoral XL EnANPAD 2016. Coordenador do Grupo de Pesquisa:Informação, Inteligência e Tecnologia da Informação (IITI). Diretor Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (2018-2020.

Rafael Alfonso Brinkhues, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

outor em ADMINISTRAÇÃO - PPGA/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016) com período sanduíche na University of Memphis, EUA. Mestre em ADMINISTRAÇÃO - PPAD/Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009). Graduado em ADMINISTRAÇÃO - Escola de Administração/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

José Carlos da Silva Freitas Jr., Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor pelo PPGA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em administração pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS) e mestre Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército (EsAO). É Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e possui Licenciatura em Letras ( Português/Inglês) pela Universidade Castelo Branco (UCB), possui Especialização em Administração de Empresas pela FGV, em Supervisão Escolar pela UFRJ e em Docência do Ensino Superior pela UCB. Atua como Professor Universitário na Universidade do Vale dos Sinos e como professor no Colégio Militar de Porto Alegre. Temas de interesse: Tecnologia da Informação, Capacidades Digitais, Capacidade de Informação; Processo de Tomada de Decisão e Liderança.

Tamara Tebaldi Lajara, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de Informação e Decisão, atuando principalmente no seguinte tema: governança da informação.

Publicado

2019-09-23

Número

Sección

Artigo