PRINCÍPIOS E FATORES MOTIVADORES PARA ADOÇÃO DAS GOVERNANÇAS CORPORATIVA DE TI E DA INFORMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v26n2(Mai/Ago).p131-147

Palavras-chave:

Governança da Informação. Governança de Tecnologia de Informação. Governança Corporativa

Resumo

Essa pesquisa se propõe a analisar os princípios e os fatores motivadores para adoção da governança corporativa, da tecnologia da informação (TI) e da Governança da Informação (GI). Fundamentado na Economia da Informação e na Teoria da Agência, foi realizada a identificação na literatura dos princípios e dos fatores motivadores desses três tipos de governança. Por meio de um estudo de casos múltiplos em três organizações que adotam estruturas de governança corporativa, da TI e da Informação, foi possível analisar esses elementos a partir da perspectiva dos executivos das respectivas áreas das empresas. Com base nos resultados da pesquisa, foi possível realizar um comparativo entre as estruturas de governança dos três casos. Os resultados demonstram que não há uma estrutura ideal para governança, cada caso possui relações únicas, sendo que os casos não apresentaram consenso na relação entre governança de TI e da Informação. O estudo revela que há uma falta de consenso em relação a dois tipos de governança analisados, TI e GI, bem como identifica uma negligência em relação aos fatores contingenciais que afetam o ambiente informacional, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da literatura, especialmente de GI, ainda incipiente na pesquisa acadêmica. Para os praticantes, a pesquisa contribui com a comparação e a análise das estruturas de governança, que os auxilia a definirem os elementos mais adequados para cada organização.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Gastaud Maçada, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). CRA: 7736/O. Atualmente é professor Associado IV do Depto de Ciências Administrativas da Escola de Administração e do Programa de Pós-graduação (Esp., MBA, Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia da Informação, Impacto da TI, Investimentos em TI, Qualidade da Informação e Gestão das Operações Logísticas. Atividades Administrativas: Coordenador PPGA/UFRGS 2007/2008. Cooperação Internacional: CAPES/DAAD 2004/2005; CAPES/FIPSE 2004/2008; CAFP-BA 2009/2012, CAPES/FIPSE 2010/2013. Visiting Professor na Mays Business School, Texas A&M (2011-2012). Coordenador da área Administração da Informação da Associação Nacional de Pós-graduação em Administração (ADI-ANPAD 2013-2014). Membro da Compesq EA/UFRGS (2015- 2017). Coordenador do Consorcio Doutoral XL EnANPAD 2016. Coordenador do Grupo de Pesquisa:Informação, Inteligência e Tecnologia da Informação (IITI). Diretor Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (2018-2020.

Rafael Alfonso Brinkhues, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

outor em ADMINISTRAÇÃO - PPGA/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016) com período sanduíche na University of Memphis, EUA. Mestre em ADMINISTRAÇÃO - PPAD/Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009). Graduado em ADMINISTRAÇÃO - Escola de Administração/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

José Carlos da Silva Freitas Jr., Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor pelo PPGA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em administração pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS) e mestre Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército (EsAO). É Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e possui Licenciatura em Letras ( Português/Inglês) pela Universidade Castelo Branco (UCB), possui Especialização em Administração de Empresas pela FGV, em Supervisão Escolar pela UFRJ e em Docência do Ensino Superior pela UCB. Atua como Professor Universitário na Universidade do Vale dos Sinos e como professor no Colégio Militar de Porto Alegre. Temas de interesse: Tecnologia da Informação, Capacidades Digitais, Capacidade de Informação; Processo de Tomada de Decisão e Liderança.

Tamara Tebaldi Lajara, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de Informação e Decisão, atuando principalmente no seguinte tema: governança da informação.

Downloads

Publicado

2019-09-23

Edição

Seção

Artigo