FRUGALIDADE, AVALIAÇÃO DE PREÇOS E CLASSES SOCIAIS NO VAREJO DE CALÇADOS

Autores/as

  • Rodrigo Bisognin Castilhos Faculdade de Integração do Ensino Superior do
  • Renan Petersen-Wagner Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v16n2.p162-180

Resumen

O presente estudo analisa a relação entre o construto de frugalidade, avaliação de preços e classes sociais no contexto de varejo. Por meio de uma triangulação de técnicas realizou-se um estudo junto a duas lojas de calçados com público-alvo de diferentes classes sociais. A aplicação da escala de frugalidade revelou algumas diferenças com relação a estudos prévios, com a emergência de três dimensões do construto. A pesquisa evidenciou, ainda, tendência a um menor grau de frugalidade nas três dimensões, na medida em que se desce na pirâmide social, o que implica uma maior disposição para gastar e adquirir produtos; revelando o que pode ser um traço das classes baixas brasileiras no atual contexto econômico do país. Palavras-chave: Frugalidade; Preços; Classes Sociais

Biografía del autor/a

Rodrigo Bisognin Castilhos, Faculdade de Integração do Ensino Superior do

Secretária

Publicado

2009-07-22

Número

Sección

Artigo