ANTECEDENTES ACTITUDINALES DE CAPACIDADES DINÂMICAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v29n1(Jan/Abr).p105-121

Palabras clave:

Capacidades dinâmicas. antecedentes actitudinales. capacidades individuales. comportamientos colectivos.

Resumen

Objetivo: El objetivo general fue identificar los antecedentes actitudinales de las capacidades dinâmicas. Para esto se adoptó el método basado en la teoría fundamentada. Diseño / metodología / enfoque: Se realizaron histórias orales de entrevistas de vida temáticas y entrevistas en profundidad. Se adoptó el método de comparaciones constantes y los procesos de codificación abierta, axial y selectiva. Resultados: De la teoría sustantiva surgida en el campo de la investigación se pudo concluir que las capacidades individuales sustentaban la actitud intraemprendedora de los gestores de proyectos de innovación. Capacidades individuales se asocian a las capacidades organizacionales de percepción (autoconocimiento, autonomía, evaluación emocional, detalle e iniciativa), aprehensión (perspectiva positiva, abstracción, análisis crítico, control emocional, creatividad, satisfacción con el aprendizaje y visión estratégica) y reconfiguración ( argumentación, autoconfianza, comunicación, disciplina, empatía, escucha activa, flexibilidad, manejo de la presión, resistencia a las frustraciones y visión sistémica). Análisis agregado reveló elementos cognitivos y emocionales emergentes, que rompían con los aspectos rutinarios de la gestión de proyectos, lo que corrobora la actitud intraemprendedora de los gerentes que participan en este estudio. Originalidad / valor: La principal contribución de este estudio fue la identificación de capacidades individuales y comportamientos colectivos que actúan como desencadenantes actitudinales para las capacidades organizacionales de percepción, aprehensión y reconfiguración de recursos pro-innovación. Potencialmente, esta constribuición se puede utilizar para llevar a cabo procesos de reclutamiento / selección y capacitación para gerentes de proyectos de innovación.

Biografía del autor/a

Marcelo Aparecido Alvarenga, UNINOVE

Doutor em Administração pela UNINOVE, Professor de ensino superior da Universidade Nove de Julho lecionando disciplinas como Identidade e Competências Pessoais, Planejamento e Gestão de Carreira e Comportamento Organizacional, entre outras.

Priscila Rezende da Costa, PPGA UNINOVE

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo, FEA USP, 2012. Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo, FEA RP USP, 2007. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, 2005. Atualmente é diretora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho, PPGA UNINOVE. É bolsista produtividade em pesquisa, CNPq - PQ 2, e professora dos cursos de Mestrado e Doutorado em Administração, Linha de Inovação e Gestão Tecnológica. Também na UNINOVE é professora do curso de Graduação em Administração, preside o Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) do Programa de Educação Tutorial (PET) e atua na coordenação técnica e acadêmica do Programa Escola da Ciência e do Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade (SINGEP). Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Administração da UNINOVE, 2010-2014. É editora chefe do International Journal of Innovation (IJI) e editora associada do Innovation & Management Review (IMR). É líder de Grupo de Pesquisa do CNPq, intitulado Estratégia de Inovação, e no âmbito do grupo coordenou projetos de pesquisa financiados pelo CNPq (Projeto CNPq Universal n° 422922/2018-8 e Projeto CNPq Ciências Sociais n° 471875/2014-7) e pela FAPESP (RTI 2019/20222-4). Também participa dos seguintes grupos de pesquisa do CNPq: Inovação e Sustentabilidade (UNINOVE); Núcleo de Estudos da Inovação e Competitividade (NEIC/FEI); e Núcleo de Pesquisas em Inovação, Gestão Empreendedora e Competitividade (INGTEC/USP), atuando no Projeto FAPESP n° 2017/25364-6. Tem experiência na área de Administração e seus principais temas de pesquisa são: cooperação empresa-universidade, capacidades dinâmicas, capacidade relacional, capacidade absortiva e internacionalização da inovação.

Roberto Lima Ruas, PPGA UNINOVE

Doutor em Economia pela Université Jules Verne (França), Pós-doutor em Administração pela École des Hautes Études Commerciales (Canadá), Professor do PPGA UNINOVE, Coordenador do Módulo Internacional realizado na Universidade de Grenoble (França).

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Publicado

2022-02-24

Número

Sección

Artigo