ENTREPRENEURIAL INTENTION IN BRAZIL: THECHALLENGEIN USING INTERNATIONAL MEASUREMENT
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v20n4.p447-459Palabras clave:
Intenção empreendedora. Estudantes brasileiros. Validação de instrumento de pesquisa.Resumen
A partir do modelo de identificação da intenção empreendedora proposto por Chen e Liñán (2009) e do instrumento de coleta de dados desenvolvido pelos mesmos para testar o modelo, este artigo se propôs a validar o modelo de intenção empreendedora em uma amostra brasileira. Anteriormente validado após aplicação em estudantes universitários na Espanha e em Taiwan, o instrumento desenvolvido, após sua devida tradução, foi aplicado em uma amostra de estudantes universitários brasileiros. Análises exploratória e confirmatória dos dados obtidos não foram capazes de validar o modelo. Os resultados sugerem que aspectos relacionados à cultura interferem na intenção empreendedora. No entanto, o instrumento mostrou-se eficaz na identificação das impressões dos estudantes acerca do empreendedorismo.Descargas
Publicado
2014-05-28
Número
Sección
Artigo