ENTREPRENEURIAL INTENTION IN BRAZIL: THECHALLENGEIN USING INTERNATIONAL MEASUREMENT

Autores/as

  • Cássio Passin Couto Universidade Federal Fluminense
  • Sandra Regina Holanda Mariano Universidade Federal Fluminense
  • Verônica Feder Mayer Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v20n4.p447-459

Palabras clave:

Intenção empreendedora. Estudantes brasileiros. Validação de instrumento de pesquisa.

Resumen

A partir do modelo de identificação da intenção empreendedora proposto por Chen e Liñán (2009) e do instrumento de coleta de dados desenvolvido pelos mesmos para testar o modelo, este artigo se propôs a validar o modelo de intenção empreendedora em uma amostra brasileira. Anteriormente validado após aplicação em estudantes universitários na Espanha e em Taiwan, o instrumento desenvolvido, após sua devida tradução, foi aplicado em uma amostra de estudantes universitários brasileiros. Análises exploratória e confirmatória dos dados obtidos não foram capazes de validar o modelo. Os resultados sugerem que aspectos relacionados à cultura interferem na intenção empreendedora. No entanto, o instrumento mostrou-se eficaz na identificação das impressões dos estudantes acerca do empreendedorismo.

Biografía del autor/a

Cássio Passin Couto, Universidade Federal Fluminense

Bacharel em Administração. Mestrando em Engenharia de Produção.

Sandra Regina Holanda Mariano, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação (UFRJ). Professora Associada da Universidade Federal Fluminense.

Verônica Feder Mayer, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Administração (COPPEAD/UFRJ). Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense.

Publicado

2014-05-28

Número

Sección

Artigo