ENTREPRENEURIAL INTENTION IN BRAZIL: THECHALLENGEIN USING INTERNATIONAL MEASUREMENT

Autores

  • Cássio Passin Couto Universidade Federal Fluminense
  • Sandra Regina Holanda Mariano Universidade Federal Fluminense
  • Verônica Feder Mayer Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v20n4.p447-459

Palavras-chave:

Intenção empreendedora. Estudantes brasileiros. Validação de instrumento de pesquisa.

Resumo

A partir do modelo de identificação da intenção empreendedora proposto por Chen e Liñán (2009) e do instrumento de coleta de dados desenvolvido pelos mesmos para testar o modelo, este artigo se propôs a validar o modelo de intenção empreendedora em uma amostra brasileira. Anteriormente validado após aplicação em estudantes universitários na Espanha e em Taiwan, o instrumento desenvolvido, após sua devida tradução, foi aplicado em uma amostra de estudantes universitários brasileiros. Análises exploratória e confirmatória dos dados obtidos não foram capazes de validar o modelo. Os resultados sugerem que aspectos relacionados à cultura interferem na intenção empreendedora. No entanto, o instrumento mostrou-se eficaz na identificação das impressões dos estudantes acerca do empreendedorismo.

Biografia do Autor

Cássio Passin Couto, Universidade Federal Fluminense

Bacharel em Administração. Mestrando em Engenharia de Produção.

Sandra Regina Holanda Mariano, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação (UFRJ). Professora Associada da Universidade Federal Fluminense.

Verônica Feder Mayer, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Administração (COPPEAD/UFRJ). Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2014-05-28

Edição

Seção

Artigo