AS CONTRIBUIÇÕES DA FENOMENOGRAFIA PARA OS ESTUDOS DA COMPETÊNCIA PROFISSIONAL

Autores/as

  • Rubens de Araujo Amaro Universidade Federal do Espírito Santo
  • Janette Brunstein Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v21n4.p585-611

Palabras clave:

competência profissional, fenomenografia, desenvolvimento de pessoas

Resumen

O objetivo deste trabalho é apresentar a fenomenografia como alternativa metodológica de pesquisa para os estudos da competência profissional. Embora Bittencourt, Azevedo e Froehlich (2013) apresentem a fenomenografia como uma possibilidade para os estudos neste campo, a escassez de ensaios teóricos e estudos empíricos utilizando a fenomenografia nos periódicos nacionais mostra que essa abordagem é pouco conhecida dos pesquisadores brasileiros. Em geral, os estudos nesse campo fundamentam-se em uma ontologia realista e uma epistemologia positivista, que, embora tenham contribuído para a popularização da noção de competências em ambientes organizacionais, apresentam limitações. A fenomenografia é apresentada como uma alternativa para suprir algumas lacunas deixadas por esses estudos. Para atingir esse objetivo, segue o seguinte percurso: (1) Apresenta as origens da fenomenografia, seus principais conceitos, obras de referência e implicações para o estudo da competência profissional; (2) Apresenta também um estudo empírico como um exemplo de como conduzir uma pesquisa fenomenográfica. Os resultados desse estudo empírico mostram que a maneira como as pessoas concebem suas atividades profissionais influencia a forma como desenvolvem a competência para realizá-las. Espera-se que, a partir desse texto, pesquisadores e praticantes se apropriem dessa abordagem que oferece novas possibilidades para a descrição e para o desenvolvimento da competência de pessoas em ambientes organizacionais.

Biografía del autor/a

Rubens de Araujo Amaro, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Adjunto do Departamento de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo

Janette Brunstein, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora do PPGA da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Publicado

2015-03-10

Número

Sección

CHAMADA ESPECIAL: APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIAS (ENCERRADA)