PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM COLETIVA DE PESQUISADORES EM EMPRESA PÚBLICA BRASILEIRA DE CONHECIMENTO INTENSIVO

Autores/as

  • Olívia Bahia de Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia - MPGE/UFRRJ
  • Beatriz Quiroz Villardi Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia - MPGE/UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v21n4.p749-776

Palabras clave:

Aprendizagem em comunidades de prática. Empresa pública de pesquisa agropecuária. Trabalhadores de conhecimento.

Resumen

O conhecimento é ativo essencial numa empresa pública brasileira que, atuando em pesquisa agropecuária tropical, disponibiliza para estudantes de pós-graduação stricto sensu interessados em desenvolver seus projetos de pesquisa, infraestrutura e apoio tecnológico. Buscou-se desvendar como ocorre a aprendizagem individual e coletiva durante o desenvolvimento desses projetos. Para tal, realizou-se pesquisa qualitativa interpretativa cujos dados de campo, gerados por pesquisa documental, nove meses de observação e dezessete entrevistas semiestruturadas, foram hermeneuticamente interpretados. Os resultados revelaram cinco processos de aprendizagem coletiva na ação: formal e informal; resolução de problemas com reflexão das vivências; inter-relacionamentos em contexto social; conhecimento compartilhado e participação em comunidades de prática diversas e isoladas. Revelaram ainda práticas de comunidades de práticas isoladas e obstáculos à aprendizagem organizacional gerando desperdício. Estes resultados podem subsidiar a elaboração de políticas de gestão da aprendizagem coletiva da unidade AA dessa empresa. Recomenda-se, entre outros, ampliar o foco no desempenho individual para o coletivo nos grupos de pesquisa e integrar ao conhecimento da empresa o aprendizado e os resultados complementares dos estudantes. Academicamente, este estudo preenche uma lacuna de pesquisa sobre aprendizagem em nível não gerencial e informa práticas de aprendizagem coletiva de uma empresa pública brasileira de conhecimento intensivo.

Biografía del autor/a

Olívia Bahia de Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia - MPGE/UFRRJ

Mestre em Gestão e Estratégia em Negócios pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (2011) com ênfase em Aprendizagem Organizacional. Possui graduação em Administração pela UFRRJ (2003). Analista da Área de Gestão de Pessoas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos.

Beatriz Quiroz Villardi, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia - MPGE/UFRRJ

Beatriz Quiroz Villardi Graduada em Administração de Empresas Públicas e Privadas pela UFRRJ, Mestre e Doutora em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor Doutor Adjunto no Dpto. de Ciências Administrativas e Contábeis da Universidade Federal Rural Do Rio De Janeiro - UFRRJ. Coordena o Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia – MPGE. Líder de Tema na Divisão de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade da Enanpad e EnEPQ. Líder da IES associada de pesquisa financiada pelo Edital CAPES Pro Administração. Publica em revistas acadêmicas e Participa do Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Para Gestão. Orienta Trabalhos De Conclusão De Curso e Dissertações de Mestrado na Área de Administração. Pesquisa Administração Pública e Privada com ênfase em Gestão De Pessoas e Mudança Organizacional por meio de Aprendizagem Coletiva. Assim Como em Gestão Universitária e Desenvolvimento de Competências Individuais, coletivas e Organizacionais. Publicou com mais de 30 Co-Autores em Trabalhos Científicos e Técnicos. Leciona e Pesquisa em Cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu. Realiza Pesquisa Aplicada em Administração, Diagnóstico Organizacional e Implantação de Tecnologias de Estratégia Organizacional e Gestão de Pessoas no Setor Público e Privado.

Publicado

2015-03-10

Número

Sección

CHAMADA ESPECIAL: APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIAS (ENCERRADA)