DEPOIS DA BONANÇA VEIO O ABISMO, E AGORA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v27n2(Mai/Ago).p132-146

Palavras-chave:

Administração. Gestão Estratégica. Forças Competitivas.

Resumo

O presente caso para ensino trata de uma história real de uma indústria portuguesa, fabricante de antenas parabólicas, que abriu uma filial no Brasil em 2009 mediante um contrato com uma das operadoras de TV por assinatura. A empresa Famaval, após 4 anos de bonança com crescimento, enfrentou diversos problemas e esse cenário colocou em risco a continuidade de sua operação no mercado brasileiro. Em 2013, sob influência de forças competitivas, veio o abismo. A empresa vivenciou o dilema e precisou adotar suas estratégias para que no ano seguinte os resultados voltassem a ser positivos. O objetivo deste caso de ensino é estimular a discussão sobre temas ligados à gestão estratégica e às estratégias empresariais, colocando os estudantes diante de questões de tomadas de decisões estratégicas e mercadológicas. A utilização deste caso é indicada para disciplinas de Gestão Estratégica para cursos de graduação com ênfase nas forças competitivas que moldam a estratégia.

Biografia do Autor

Jorge Miguel Gomes Ferreira, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Empresarial, Internacionalização e Logística (PMPGIL) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Sidnei Vieira Marinho, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Empresarial, Internacionalização e Logística (PMPGIL) daUniversidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Downloads

Publicado

2020-04-02

Edição

Seção

Caso para Ensino