MÍDIA SOCIAL E FELICIDADE: PERSPECTIVAS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS DE VIAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v27n1(Jan/Abr).p33-46

Palavras-chave:

Redes Sociais. Experiência de Viagem. Felicidade.

Resumo

É constante a busca pelo entendimento do papel das redes sociais na vida das pessoas e o que a intensidade de seu uso representa. No que se refere às viagens, existem estudos acerca do compartilhamento, na internet, das experiências vivenciadas pelos viajantes, apontados por Ek Styvén e Foster (2018), Jadhav et al. (2018), Sedera et al. (2017), Sigala (2016), Bilgihan et al. (2016), Munar e Jacobsen (2014), e o quanto as viagens contribuem para a elevação da sua autoestima e felicidade, visto por Olague de La Cruz, Flores Villanueva e Garza Villegas (2017), McCabe e Johnson (2013) e Abou-Zeid e Ben-Akiva (2012). O presente estudo visa compreender a relação entre a felicidade e o uso das redes sociais nas experiências de viagem. Por intermédio de um survey, realizou-se uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, com pessoas que desfrutaram de alguma experiência de viagem de turismo nos últimos dois anos. Foi utilizada uma amostra com 411 respostas válidas em um questionário estruturado de modo a identificar a relação entre a felicidade, a experiência na viagem e as redes sociais. Constatou-se que a intensidade do uso das redes sociais influencia o compartilhamento das experiências de viagem. Evidenciou-se, igualmente, que o bem-estar, proporcionado na última viagem, colabora para que o viajante se sinta satisfeito com a sua vida e seja mais feliz.

Biografia do Autor

Samara Jane Effting Vieira, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Bolsista CAPES da Universidade do Vale do Itajaí no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria. Possui pós-graduação em Marketing Criativo (2018) pela Univali e graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (2013) pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Fabrícia Durieux Zucco, Universidade do Vale do Itajaí - Univali e Universidade Regional de Blumenau - Furb

Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (Uninove), Mestre em Administração, Pós-Graduada em Gerenciamento de Marketing e Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Regional de Blumenau - Furb. Professora titular da Univali e da Furb.

Luiz Carlos da Silva Flores, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Pós-doutor pela Universidade do Algarve (Portugal) na área do Turismo, Doutor em Engenharia de Produção, Mestre em Administração e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor titular da Univali.

Christian Daniel Falaster, Universidade Regional de Blumenau - Furb

Doutor e Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho (Uninove), Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Regional de Blumenau - Furb. Professor titular da Furb.

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Publicado

2020-03-24

Edição

Seção

Artigo