PROCESSO DECISÓRIO EM UMA MPE: O DILEMA DE ROBSON PAI E ROBSON FILHO

Autores

  • JUSSARA JESSICA PEREIRA Fundação Getulio Vargas de São Paulo, FGV EAESP
  • MONICA CARVALHO ALVES CAPPELLE Universidade Federal de Lavras
  • ANA FLÁVIA REZENDE Universidade Federal de Minas Gerais
  • ALICE DE FREITAS OLETO Centro Universitário Unihorizontes

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v28n3(Set/Dez).p408-420

Palavras-chave:

Empresa Familiar, Processo Decisório, Conflito.

Resumo

Dilema: a partir da discussão entre dois gestores, de gerações distintas, surge o dilema de avaliar uma decisão tomada. O dilema centra-se em analisar como tal decisão afeta os interesses da empresa, dos sócios, bem como outras partes interessadas. Objetivo educacional: trazer uma reflexão quanto ao processo de gestão em ambiente empresarial familiar, destacando questões como processo de tomada de decisão, liderança, relações de poder, estilos de gestão, comportamento humano nas organizações e planejamento estratégico. Contextualização: a tomada de decisão exige a transformação dos dados em ação de modo que a qualidade da decisão seja a peça-chave para o sucesso de uma organização. A Paper & Art é uma empresa familiar, localizada em Minas Gerais, Brasil, e possui sete funcionários. O caso de ensino tem como foco a história de pai e filho que, ao comandarem um comércio no ramo de papelaria, se deparam com desafios que exigem a necessidade de combinar os esforços dos envolvidos, evitando que as disparidades de objetivos dos membros prejudiquem a empresa. Tema principal: o caso possibilita discussões sobre processos decisórios, qualidade da decisão e conflitos entre gerações nas empresas familiares. Público: o caso pode ser aplicado a estudantes de negócios e em disciplinas de graduação ou pós-graduação que envolva decisões, poder e conflito. Originalidade / valor: na situação real apresentada, existe a necessidade de combinar os esforços dos envolvidos, evitando que as disparidades de objetivos dos membros prejudiquem a empresa. Esta é a originalidade do caso.

Biografia do Autor

JUSSARA JESSICA PEREIRA, Fundação Getulio Vargas de São Paulo, FGV EAESP

Doutora em Administraçãoo pela Fundação Getulio Vargas, área de Estudos Organizacionais. Professora do curso de graduação em Administração da FGV EAESP.

MONICA CARVALHO ALVES CAPPELLE, Universidade Federal de Lavras

Professora Doutora da Universidade Federal de Lavras, Programa de pós-graduação em Administração

ANA FLÁVIA REZENDE, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda na Universidade Federal de Minas Gerais, linha de pesquisa Estudos Organizacionais, Trabalho e Pessoas (EOTP), Professora do Centro Universitário Estácio, Belo Horizonte.

ALICE DE FREITAS OLETO, Centro Universitário Unihorizontes

Professora do Mestrado em Administração do Centro Universitário Unihorizontes Professora Auxiliar no INSPER Doutora em Administração de Empresas pela FGV/EAESP Mestre em Administração pela UFMG

Publicado

2021-08-31

Edição

Seção

Caso para Ensino