COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL BASEADA EM RECURSOS NO SETOR CALÇADISTA BRASILEIRO

Autores

  • Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte UNIFOR-CE
  • Márcia Zabdiele Moreira UNIFOR-CE

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v13n2.p245-266

Resumo

A internacionalização de empresas se refere a uma estratégia para se obter maior presença no mercado internacional. Interrelacionaram-se os recursos com as estratégias de internacionalização para verificar a relação existente entre eles. Para a base teórica, utilizaram-se as classificações dos recursos (FAHY, 2002) e das estratégias de internacionalização (SHARMA; ERRAMILLI, 2004). Buscouse resgatar o caráter dinâmico da VBR. Os dados coletados referem-se a 2004 e 2005, com 15 empresas do setor calçadista brasileiro. Concluiu-se que as empresas que utilizam estratégias de internacionalização mais complexas, na entrada e no futuro, consideram mais estratégicas as capacidades, os recursos tangíveis e os intangíveis, nessa ordem. Contudo, na situação atual, consideram mais estratégicas as capacidades, os recursos intangíveis e os recursos tangíveis, respectivamente.

Downloads

Publicado

2008-08-05

Edição

Seção

Artigo