CRIATIVIDADE, TIMIDEZ E EMPREGABILIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v28n3(Set/Dez).p355-373

Palavras-chave:

Criatividade, Timidez, Empregabilidade.

Resumo

Objetivo: analisar a relação entre a autopercepção da criatividade, a timidez e a empregabilidade do indivíduo. Procedimentos metodológicos: foi realizada uma pesquisa quantitativa com 152 respondentes, por meio de análise fatorial exploratória, a fim de desenvolver uma escala unificada de criatividade individual percebida e uma análise de regressão para avaliar os efeitos da criatividade individual percebida e da timidez sobre a empregabilidade. Resultados: a timidez está negativamente relacionada à criatividade individual percebida pelos indivíduos. Embora indivíduos mais criativos tenham menos medo de ficar desempregados e tenham mais esperança de se reposicionarem profissionalmente, não há evidências da relação entre empregabilidade, criatividade e timidez, no que diz respeito à experiência anterior de desemprego. Limitações: a pesquisa considerou apenas indivíduos residentes em algumas regiões do Brasil, com grau de escolaridade acima ou igual ao ensino superior. Não foi controlada a profissão, mesmo que criatividade possa ter relevância diferente de um setor econômico para outro. Implicações práticas: contribui para a compreensão dos efeitos de condições intrínsecas ao indivíduo – especificamente, criatividade e timidez – na inserção no mercado de trabalho. Implicações teóricas: foi proposta uma escala validada de criatividade individual. Além disso, o estudo contribui na interpretação de características específicas de personalidade – como a timidez – e de habilidades individuais – como a criatividade individual – como fatores a serem considerados em estudos sobre recursos humanos e empregabilidade. Originalidade: A pesquisa oferece uma escala para mensurar a autopercepção de criatividade e analisa separadamente os fatores que constituem a criatividade individual percebida em relação à timidez e a empregabilidade.

Biografia do Autor

JULIANA EMER, Instituição Evangélica de Novo Hamburgo

Especialista em Gestão de pessoas, graduada em Administração de Empresas pela IENH,

SÍLVIO LUÍS DE VASCONCELLOS, ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing

Professor titular do PPGA da ESPM. Doutor e mestre em Administração pela UNISINOS, pós-doutorado na UNIVALI, doutorado sanduíche na Florida International University.

Publicado

2021-08-31

Edição

Seção

Artigo