ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA: CAMINHOS DA CAMARÕES GESUND NA CRISE DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v29n2(Mai/Ago).p241-261

Palavras-chave:

Capacidades Dinâmicas, Capacidade de Detecção, Capacidade de Apreensão, Capacidade de Reconfiguração, Caso para Ensino

Resumo

Dilema: o caso para ensino apresenta o dilema da empresa do segmento da carcinicultura marinha, a Camarões Gesund, face aos momentos de crise vivenciados por ela durante a pandemia de Covid-19. Voltar a exportar, considerando experiência anterior, ou focar no atendimento ao mercado interno, explorando novos segmentos.

Objetivo educacional: o caso se constitui como uma oportunidade para o aprendizado reflexivo e compreensão de como as vivências passadas da empresa, seja no enfrentamento de crises ou na aplicação de novas estratégias, contribuem para o desenvolvimento de capacidades dinâmicas de uma organização.

Contextualização: o caso para ensino descreve situações desafiadoras enfrentadas pela Camarões Gesund em períodos de crise, em especial, aquela provocada pela pandemia de Covid-19. Em um momento em que 90% do seu faturamento era originário de restaurantes, estes permaneceram fechados por mais de cem dias durante a pandemia, mantendo, após esse período, limitações ao atendimento presencial. Nessa direção, o caso visa contribuir para a reflexão dos alunos sobre os momentos de crise vivenciados pela empresa, em especial aquela causada pela pandemia.

Tema principal: aplicação de conceitos de capacidades dinâmicas na avaliação de situações e tomadas de decisões em momentos de crises.

Público: graduação em Administração de Empresas e profissionais em carreira técnica ou gerencial.

Originalidade: além da apresentação de dilema em contexto pandêmico, entende-se como aspectos inovadores do caso sugerir como um dos pontos de reflexão a analogia com o Ensaio sobre a Cegueira. Do ponto de vista didático e pedagógico, propor alternativas para aplicação do caso também em aulas on-line, adotando ferramentas interativas.

Biografia do Autor

Maria Salete Batista Freitag, Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás (FACE/UFG).

Professora Associada da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Ricardo Messias Rossi, Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás (FACE/UFG).

Professor Associado da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Fernanda Paula Arantes, Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás (FACE/UFG).

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás (PPGADM/FACE/UFG).

Lourival Ribeiro Chaves Júnior, Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA)

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás (PPGADM/FACE/UFG).

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Publicado

2022-11-18

Edição

Seção

Caso para Ensino