A ZONA DE CONFORTO DA BUROCRACIA: GOVERNANÇA NO PROCESSO DE COMPRAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v29n3(Set/Dez).p328-342Palavras-chave:
Burocracia, Governança, Compras Públicas, Gestão de RiscosResumo
Dilema: Após assumir o cargo de Gestor de Compras na Universidade do Leste do Brasil (ULB), o gestor público Roberto, juntamente com estudantes do curso de Gestão Pública, se depara com o dilema de melhorar os processos do setor, tentando contribuir para uma governança mais adequada para as compras públicas.
Objetivo educacional: O caso permite desenvolver competências para interpretação dos conceitos gerais de burocracia, compras públicas, governança pública e gestão de riscos no setor público.
Contextualização: A trajetória de Roberto com os estudantes ocorre intermediada pelo professor Franco, enquanto estagiário docente da disciplina Organização, Sistemas e Métodos e estudante do curso de Mestrado em Gestão Pública na ULB. As preconcepções e desafios são apresentados sob o olhar de dentro do setor público.
Tema principal: O enfoque está na discussão sobre gestão de processos, governança e gestão de riscos, orientando a reflexão sobre as ações gerais necessárias e desafiadoras em termos de implementação no contexto da gestão pública.
Público: Recomenda-se a aplicação em nível de graduação do quarto semestre em diante ou pós-graduação lato sensu, nas disciplinas de Gestão de Licitações e Contratos e Governança Pública. É necessário que o discente tenha conhecimento e formação em disciplinas de Fundamentos de Administração e Gestão Pública, Organização, Sistemas e Métodos e Gestão de Pessoas no Setor Público.
Originalidade/valor: A situação real apresentada trabalha nuances inerentes às compras públicas, bem como permite compreender os conceitos teóricos subjacentes, para tentar implantá-los na prática. O que envolve a gestão de processos e compras públicas? Quais os conceitos centrais de governança e gestão de riscos? Como implantar?
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