CONSUMER CULTURE THEORY E ASSEMBLAGE THEORY:

INTERLOCUÇÕES E PROPOSTA DE UMA AGENDA DE PESQUISA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v30n1(Jan./Abr.).p17-32

Palavras-chave:

Agencement, Assemblage Theory, Consumer Culture Theory (CCT), Consumo, Cultura

Resumo

Objetivo: discutir uma proposta de relação entre Assemblage Theory e Consumer Culture Theory, evidenciando possíveis questões para composição de uma agenda para os pesquisadores de ambas as teorias, a partir de suas interseções.

Design/metodologia/abordagem: o artigo discute os elementos relevantes de cada uma das perspectivas teóricas, avança na discussão dos pontos de interseção e, por fim, apresenta uma agenda de pesquisa com questões emergentes.

Resultados: evidenciaram-se muitas oportunidades de se estabelecer uma conversação entre as duas perspectivas, considerando-se as pesquisas em Consumo, especialmente no contexto brasileiro, uma vez que o país apresenta riqueza cultural e diversificada, no que tange a questões históricas, sociais, econômicas e demográficas. A Assemblage Theory constitui-se, conforme evidenciado, numa opção efetiva para fundamentação das pesquisas ligadas à Consumer Culture Theory, por ser adequada para investigação do consumidor e suas relações culturais.

Originalidade: o artigo joga luz sobre pontos de interseção entre as duas teorias com o objetivo de apontar novos entendimentos de fenômenos sobre o consumo, os quais seus elementos heterogêneos podem permanecer unidos sem necessariamente formar um todo coerente, evidenciando que, antes de entender os fenômenos culturais como gestalts ou organizações holísticas, deve-se considerar uma análise contingencial dos alinhamentos estabelecidos pelos diferentes elementos, moldados recursivamente, que afetam suas relações.

Biografia do Autor

Wanderklayson Aparecido Medeiros de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Marcelo de Rezende Pinto, Universidade Federal de Minas Gerais

Sou doutor e mestre em Administração pelo CEPEAD/UFMG

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Publicado

2023-09-14

Edição

Seção

Artigo