CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTUDO DE ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NO SETOR DE SERVIÇOS SOB O ENFOQUE DAS ESCOLAS DE PLANEJAMENTO E DE APRENDIZADO
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v10n2.p191-128Resumo
Este artigo tem como foco central o estudo de diversas características presentes em alguns modelos de estratégias, e a possibilidade de apropriação dessas para o setor de serviços, com o intuito de identificar aspectos que possam favorecer a consolidação desse setor. Foram apresentados os conceitos de estratégia empresarial, estratégia competitiva, estratégia de serviços e de modelos de estratégias. Isto posto, escolheu-se a proposta das Dez Escolas preconizadas por Mintzberg (2000) como parâmetro de análise e, nelas, privilegiou-se as escolas de Planejamento e de Aprendizado para análise dos modelos. A seguir, fez-se um detalhamento e um enquadramento dos serviços nos dois modelos básicos de estratégia, de acordo com as componentes Interação/Personalização e Intensidade de mão-de-obra. O resultado evidenciou que a Escola de Aprendizado apresenta características que a tornam mais propícia para otimização do setor de serviços, embora a perspectiva da Escola de Planejamento também apresente vantagens na aplicação ao setor.Downloads
Publicado
2009-10-28
Edição
Seção
Artigo