RECURSOS ESTRATÉGICOS PARA VANTAGEM COMPETITIVA SUSTENTÁVEL EM FOOD TRUCKS

Autores

  • Valmir Emil Hoffmann Universidade de Brasilia
  • Arthur Malimpense Leonelo Universidade de Brasilia
  • Cleidson Nogueira Dias Universidade de Brasilia
  • Isaac Matias Universidade de Brasilia/Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v23n3(Jul-Set).p352-371

Palavras-chave:

Vantagem competitiva. Visão Baseada em Recursos (VBR). Food Truck.

Resumo

O Food Truck chegou recentemente no Brasil e devido o relevante papel socioeconômico das Micro e Pequenas Empresas (MPE) faz-se necessário compreender melhor esse tipo de empreendimento. Para isso aplicou-se a Visão Baseada em Recursos (VBR). O presente estudo tem como objetivo identificar os recursos que são a fonte de vantagem competitiva sustentável possibilitando aos Food Trucks desempenho acima da média. A pesquisa é qualitativa e de caráter descritivo, tendo como método o estudo de caso e a coleta de dados foi por meio de entrevistas semiestruturadas e observação. O estudo revelou que o conjunto de recursos geradores de vantagem competitiva é variado dentro das organizações pesquisadas. Assim, os recursos que mais se destacaram como potenciais geradores de vantagem competitiva sustentável foram: modelo do truck, matéria-prima exclusiva, geração de energia, equipamentos, network, conhecimento técnico dos funcionários, bom atendimento, receita própria, reputação da empresa e investimentos, cujo bom atendimento foi o único recurso estratégico comum às quatro empresas estudadas.

Biografia do Autor

Valmir Emil Hoffmann, Universidade de Brasilia

Doutor em Administração pela Universidad de Zaragoza. Professor titular da Universidade de Brasília (UnB)balanços Universidade Federal do Pará, lotado na Faculdade de Ciências Contábeis.

Arthur Malimpense Leonelo, Universidade de Brasilia

Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília (UnB). Trainee na Lojas Riachuelo

Cleidson Nogueira Dias, Universidade de Brasilia

Doutor em Administração pela Universidade de Brasília (UnB). Analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Isaac Matias, Universidade de Brasilia/Universidade Federal do Pará

Doutorando em Administração (PPGA/UnB), Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Downloads

Publicado

2016-09-29

Edição

Seção

Artigo