O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E SEUS REFLEXOS PRÁTICOS E TEÓRICOS SOBRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo
  • Evandro Consaltér Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n4.p785-788

Palavras-chave:

Internacionalização

Resumo

O texto constitui uma resenha da obra Internacionalização da Educação: discursos, práticas e reflexos sobre as políticas educativas. O livro integra a coletânea Políticas Públicas de Educação, que em 2016 alcançou a marca de 34 títulos, todos, resultado das investigações dos pesquisadores envolvidos no grupo de pesquisa. A obra resenhada  reúne 11 artigos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que se dedicam à investigação da internacionalização das políticas educativas, no âmbito da educação básica e do ensino superior. Está dividida em três partes, sendo a primeira intitulada “Internacionalização da Educação e Construção de Territórios Acadêmicos”, composta por cinco artigos. A segunda parte, nominada “Orientações políticas e impactos do PISA nas práticas educativas” reúne três artigos. Por fim, a terceira parte, formada por mais três artigos, tem a nomenclatura “Cenários da avaliação na política supranacional do Mercosul”.

Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena o projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicações em periódicos qualificados e várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Carina Tonieto lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (em co-organização com Edison Alencar Casagranda, lançado em 2012), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em co-organização com Carina Tonieto, lançado em 2013) e Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (em co-organização com Carina Tonieto e Leandro Carlos Ody, lançado em 2015). Pela Editora CRV publicou Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) para além da Europa (em co-organização com Maria de Lurdes Pinto de Almeida e Afrânio Mendes Catani, publicado em 2015) e Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul (em co-organização com Gionara Tauchen, lançado em 2016). E-mail: altairfavero@gmail.com

Evandro Consaltér, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Licenciado em Letras pela UPF. Especialista em Estratégias de Aprendizagem pela Faculdade da Associação Brasiliense de Educação (FABE). Professor do Curso de Pedagogia da FABE na cidade de Marau/RS. Integrante do Projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão d a educação superior: perspectivas e desafios.  E-mail: evandroconsalter@gmail.com

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Publicado

2017-12-13

Edição

Seção

Resenhas