A Educação Bioética no Ensino Fundamental: um estudo a partir da LDB e dos PCNs

Autores

  • Maria Isabel Alves Dumaresq Centro Universitário São Camilo
  • Margareth Rose Priel Centro Universitário São Camilo
  • Margaréte May Berkenbrock Rosito Centro Universitário São Camilo

Palavras-chave:

Bioética – estudo e ensino. Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais.

Resumo

Este estudo objetiva uma reflexão a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e dos Parâmetros Curriculares Nacionais sobre a viabilidade de uma educação bioética no Ensino Fundamental. A análise documental foi realizada tendo Paulo Freire como referencial da concepção de educação. A dimensão proposta nesses documentos comunga com a teoria dos referenciais bioéticos. Diante dos estudos realizados conclui-se que é viável uma educação bioética no ensino fundamental em função de que há uma confluência entre a Bioética, seus referenciais e a sua relação com a educação, em especial no ensino fundamental, no sentido de contribuir para a formação deste aluno, o mais cedo possível, por meio de uma educação para cidadania, pautada em valores e construída ao longo da escolarização nas relações mais justas, na dignidade humana, na autonomia, justiça e qualidade de vida.

Biografia do Autor

Maria Isabel Alves Dumaresq, Centro Universitário São Camilo

Mestre em Bioética - Centro Universitário São Camilo/SP. Pedagoga. Diretora de Ensino da Educação Básica do Colégio São Camilo Cardeal Motta

Margareth Rose Priel, Centro Universitário São Camilo

Médica. Doutora em neurociência pela UNIFESP. Docente do Programa de Mestrado em Bioética do Centro Universitário São Camilo/SP

Margaréte May Berkenbrock Rosito, Centro Universitário São Camilo

Pedagoga. Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente do Programa de Mestrado em Bioética do Centro Universitário São Camilo/SP

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Publicado

2009-07-08

Edição

Seção

Artigos