CIDADE, INFÂNCIA E ESCOLARIZAÇÃO: UM ENSAIO ANALÍTICO

Autores

  • Rodrigo Manoel Dias da Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Denise Madeira Castro e Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n1.p88-101

Palavras-chave:

Cidade, Infância, Escolarização

Resumo

O presente artigo visa discutir a constituição das cidades nos projetos da modernidade e, mediante revisão de aportes dos campos da História e da Sociologia da Educação, problematizar sua pretensa competência educadora aludida em programas contemporâneos de indução de educação em tempo integral. Por meio de uma revisão teórica, buscou-se articular os conceitos de infância, escolarização, cidade e cidadania com vistas à delimitação das relações das crianças com os espaços urbanos, predominantemente supervisionadas pelos adultos. 

Biografia do Autor

Rodrigo Manoel Dias da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre e Doutor em Ciências Sociais.

Denise Madeira Castro e Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

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Publicado

2018-04-05

Edição

Seção

Artigos