FORMAÇÃO CONTINUADA EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: NOTAS SOBRE UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Elisangela da Silva Bernado Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Katia Regina Teixeira Vasconcellos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n4.p744-760

Palavras-chave:

Formação docente, Formação continuada, Educação em tempo integral

Resumo

O artigo oportuniza refletir sobre a formação dos professores que atuam em uma escola, que atende aos cinco primeiros anos do ensino fundamental em tempo integral, e se essa formação é suficiente para proporcionar aos docentes uma formação mais completa com a participação desses profissionais em cursos, palestras e encontros formativos e formações continuadas em serviço, assim, traremos alguns apontamentos de como esses profissionais percebem mudanças em sua prática pedagógica. Como questão problema, destacamos: como a formação continuada oferecida pela rede municipal de educação altera (ou não) a prática do professor?  Participaram do estudo qualitativo, em 2015/2016, dezenove professores de uma escola municipal, localizada no município de Niterói, Rio de Janeiro. Com relação aos instrumentos de pesquisa para o apanhado das informações, utilizamos questionários com questões fechadas e abertas e entrevistas semiestruturadas, além da observação dos espaços (escola e Fundação Municipal de Educação) para tentar fazer links entre a política e a prática de formação para os professores, propondo uma reflexão teórica e priorizando uma análise qualitativa. Em quase sua totalidade, os participantes relataram considerar sua formação inicial insuficiente para exercerem sua função. Percebemos aqui a necessidade de trocas e espaços formativos que fortaleçam os professores no sentido de valorizarem seus saberes desenvolvidos através de suas práticas diárias.

Biografia do Autor

Elisangela da Silva Bernado, Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora  e Mestre em Ciências Humanas/Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora Adjunta do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) na Linha de Pesquisa "Políticas, História e Cultura em Educação". Pesquisadora do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO). Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Políticas, Gestão e Financiamento em Educação". Jovem Cientista do Nosso Estado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). E-mail: efelisberto@yahoo.com.br

Katia Regina Teixeira Vasconcellos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Docente no Município de Niterói- RJ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Políticas, Gestão e Financiamento em Educação". 

Downloads

Publicado

2017-12-13

Edição

Seção

Artigos