Tensão entre a vulgarização e a erudição

Autores

  • Altair Alberto Fávero UPF
  • Carme Regina Schons UPF

Palavras-chave:

divulgação científica, erudição, vulgarização.

Resumo

Tratar do assunto divulgação científica significa abordar um número expressivo de problemas que podem ser formulados em diversas questões: O que é ciência e o que não é ciência? A divulgação científica deve utilizar uma linguagem erudita, técnica, restrita aos especialistas ou deve utilizar uma linguagem mais simples, jornalística, acessível ao grande público, fácil de ser compreendida pelos não- especialistas? Que injunções ideológicas, políticas e éticas podem ser observadas no processo de divulgação científica? Nosso propósito, no presente texto, não é abordar exaustivamente cada uma dessas questões, até porque demandaria um longo espaço de investigação. Optamos por analisar e refletir sobre o que há de problemático na tensão não resolvida entre essas duas dimensões da divulgação da ciência: de um lado, a divulgação científica é pautada pela erudição que esbarra na verticalização dos conhecimentos produzidos pela ciência, afastando o grande público do acesso ao saber historicamente produzido; de outro, a vulgarização da divulgação científica pode transformar os resultados da ciência em mera notícia informativa. Em ambas as situações há ausências e presenças que indicam a possibilidade de constituirmos uma textualidade intermediária entre essas duas formas de divulgação científica.

Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, UPF

Professor e pesquisador do Curso de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo, mestre em Filosofia do Conhecimento pela PUCRS e doutor em Filosofia da Educação pela UFRGS.

Carme Regina Schons, UPF

Professora e pesquisadora do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo, mestre e doutora em Teorias do Texto e do Discurso pela UFRGS.

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Publicado

2009-06-22

Edição

Seção

Artigos