A CONTINUIDADE/DESCONTINUIDADE NOS CURRÍCULOS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: REFLEXÕES A PARTIR DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR EM CAMPINA GRANDE/PB

Autores

  • Francisca Pereira Salvino Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n3.p177-196

Palavras-chave:

Currículo, Educação integral, Redes de política

Resumo

As múltiplas “vozes” que dialogam neste texto objetivam analisar continuidades e descontinuidades na proposta de currículo para educação integral, evidenciadas com a reestruturação do Programa Ensino Médio Inovador (Pro-EMI), a partir de 2016. Decorre de pesquisa qualitativa nos moldes da análise documental, tomando como referência empírica escolas de Ensino Médio do município de Campina Grande/PB. Argumenta-se que o neoliberalismo, mais do que uma doutrina político-econômica, é um discurso com forte penetração na vida cotidiana, contudo as escolas não são meros espaços de reprodução de políticas neoliberais, mas microespaços de política cultural, nos quais textos/documentos são ressignificados e recontextualizados. Conclui que as continuidades e as descontinuidades evidenciadas no Programa situam-se no complexo processo de reordenação do capitalismo que, favorecido pelo avanço das tecnologias de informação e comunicação, intensifica as parcerias público-privadas, constituindo redes de políticas que dão novos sentidos à gestão da educação e do currículo, bem como às relações (globais/locais), às disputas e aos mecanismos de regulação em torno do currículo de educação integral.

Biografia do Autor

Francisca Pereira Salvino, Universidade Estadual da Paraíba

Professora do Departamento de Educção da Universidade Estadula da Paraíba (UEPB) e doutora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

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Publicado

2018-09-26

Edição

Seção

Artigos