HISTÓRIA E MEMÓRIA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO

Autores

  • José Luis Simões Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Paula Rodrigues Figuerôa Centro Universitário Tabosa de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n3.p212-226

Palavras-chave:

Educação, História, Instituição de ensino

Resumo

O trabalho discute a transição da Escola Normal Oficial de Pernambuco para o Instituto de Educação de Pernambuco, hoje denominada Escola Sylvio Rabello. A pesquisa representa contribuição para a história das instituições de ensino do Recife, sobretudo para preservação da memória histórica de uma instituição escolar responsável pela formação de mestres das primeiras letras no século XX. A escola, como toda instituição social, sempre foi objeto de inúmeras pesquisas. Desde sua origem até os dias atuais busca-se conhecer a importância de tal instituição para a sociedade, uma vez que influencia na formação dos indivíduos. O objetivo é estudar a história da Escola Normal de Pernambuco até a criação do Instituto de Educação, levando em consideração as práticas pedagógicas, políticas, sociais e as transformações econômicas que consolidaram uma nova sociedade. Observar-se-á que nesse processo também houve a questão da inserção do gênero feminino, e é nessa conjuntura que se volta o olhar para refletir quais foram os motivos que levaram as mulheres a buscar, num ambiente extrafamiliar, uma formação intelectual oposta ao pensamento vigente à época em que, para a mulher, estava reservado o papel de mãe e de dona de casa. A pesquisa tem como referência renomados autores, entre eles: Le Goff e a forma de organização dos documentos; Michel Foucault e a questão do comportamento disciplinador; e Bassanezi, que ajuda a compreender como se dá esse processo de saída da mulher do lar para frequentar a sala de aula. Além das fontes apresentadas, recorrer-se- às ideias consolidadas e construídas por pesquisadores que dedicaram seus estudos à história da educação brasileira. Para responder às interrogações, a metodologia utiliza busca no arquivo do Instituto de Educação de Pernambuco-IEP, no arquivo público estadual e na Fundação Joaquim Nabuco-FUNDAJ. Ademais, a metodologia adotada envolve referências bibliográficas, relatos pessoais (entrevistas com normalistas), utilização de documentários, jornais da época; além da análise iconográfica, que  possibilita o conhecimento dos valores, dos costumes, das opiniões, as relações sociais e familiares vivenciadas pelas informantes.

Biografia do Autor

José Luis Simões, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005). Foi coordenador das Licenciaturas Diversas na Universidade Federal de Pernambuco (2007-2009). Foi presidente da ADUFEPE (Associação dos Docentes da UFPE- 2012/2014), atualmente é Professor Associado 2, docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Metodologia do Ensino da Educação Física e História da Educação. Pesquisa principalmente os seguintes temas: História da Educação, Educação Física Escolar, Teoria do Processo Civilizador e Cidadania.

Ana Paula Rodrigues Figuerôa, Centro Universitário Tabosa de Almeida

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Pernambuco, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora na rede pública estadual de ensino e na ASCES/UNITA (Centro Universitário Tabosa de Almeida).

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Publicado

2018-09-26

Edição

Seção

Artigos