EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA SOCIEDADE ATUAL
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n3.p164-176Palavras-chave:
Educação, Emancipação, EsclarecimentoResumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a possibilidade de educação para a emancipação e suas implicações pedagógicas no contexto da sociedade atual. Como referenciais teóricos, partimos de algumas obras de Imannuel Kant, principalmente com o ensaio sobre Resposta à pergunta: O que é esclarecimento (Aufklãrung)? entre outras obras e, ainda as reflexões de Theodor Adorno e Horkheimer, principalmente, com a obra Dialética do Esclarecimento (1985), no sentido de pensar acerca do processo de educação. Kant, considerado um dos maiores filósofos alemães a partir do século XIX e mesmo do mundo, tomou para si a tarefa de pensar sobre os limites e as possibilidades do conhecimento; no sentido de que, por meio da filosofia, a humanidade pode ser compreendida e educada. Acredita o filósofo que, na e pela educação, o homem tem condições de conquistar sua maioridade e autonomia, ou seja, sua emancipação. Na mesma lógica do pensamento, Adorno nos convida ao processo de reflexão sobre a educação, no sentido de que os homens abandonem seu estado de auto inculpável menoridade em favor do projeto de emancipação humana. As contribuições desses filósofos alemães potencializam-nos a pensar e problematizar a educação, tecendo novos direcionamentos em favor da emancipação do ser humano.
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