EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA SOCIEDADE ATUAL

Autores

  • Adriana Regina de Jesus Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Marta Regina Furlan de Oliveira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n3.p164-176

Palavras-chave:

Educação, Emancipação, Esclarecimento

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a possibilidade de educação para a emancipação e suas implicações pedagógicas no contexto da sociedade atual. Como referenciais teóricos, partimos de algumas obras de Imannuel Kant, principalmente com o ensaio sobre Resposta à pergunta: O que é esclarecimento (Aufklãrung)? entre outras obras e, ainda as reflexões de Theodor Adorno e Horkheimer, principalmente, com a obra Dialética do Esclarecimento (1985), no sentido de pensar acerca do processo de educação. Kant, considerado um dos maiores filósofos alemães a partir do século XIX e mesmo do mundo, tomou para si a tarefa de pensar sobre os limites e as possibilidades do conhecimento; no sentido de que, por meio da filosofia, a humanidade pode ser compreendida e educada. Acredita o filósofo que, na e pela educação, o homem tem condições de conquistar sua maioridade e autonomia, ou seja, sua emancipação. Na mesma lógica do pensamento, Adorno nos convida ao processo de reflexão sobre a educação, no sentido de que os homens abandonem seu estado de auto inculpável menoridade em favor do projeto de emancipação humana. As contribuições desses filósofos alemães potencializam-nos a pensar e problematizar a educação, tecendo novos direcionamentos em favor da emancipação do ser humano.

Biografia do Autor

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina

Pós Doutorada em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa em Mestrado e Doutorado em Educação pela  Universidade Estadual de Londrina.

Marta Regina Furlan de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Pós Doutorada em Educação pela Unesp. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa em Mestrado e Doutorado em Educação pela  Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2018-09-26

Edição

Seção

Artigos